Geral

Mais 25 mortes por Covid-19 no Piauí; número de infectados caiu, mas a pandemia está firme

Quatro municípios seguem sem registro da doença: Arraial, Canavieira, Jardim do Mulato e João Costa

Da Redação

Sexta - 31/07/2020 às 19:45



Foto: Divulgação/Sesapi Paciente com Covid chegando ao Hospital do Verdão em Teresina
Paciente com Covid chegando ao Hospital do Verdão em Teresina

Pelo segundo dia consecutivo, o Piauí registrou 25 mortes em decorrência da Covid-19. Nas últimas 24h, 981 piauienses testaram positivo para o novo coronavírus, incluindo um bebê de apenas nove meses, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde às 19h30 desta sexta-feira (31).

No Piauí, até agora, já foram registrados 52.458 casos de pessoas infectadas pelo novo vírus. Um total de 1.354 morreram em decorrência da Covid-19, a doença causada pelo Vírus. As vítimas fatais são de 127 municípios do Estado

Das vítimas fatais da Covid-19 mo Piauí, 791 eram homens e 563 mulheres. Ao todo, 220 cidades foram atingidas pelo Sars-CoV-2, ou seja, 98, 02% dos municípios piauiense. Apenas Arraial, Canavieira, Jardim do Mulato e João Costa ainda não possuem diagnosticados com a Covid-19.

Nas últimas 24 horas

Segundo o boletim, dos 981 infectados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas no Piauí, 545 são mulheres e 436 homens, com idades que variam de nove meses a 97 anos.

As oito mulheres que faleceram de quinta para sexta-feira eram de Bom Jesus (37 anos), Esperantina (64 anos), Parnaíba (53 e 73 anos), Piripiri (87 anos) e Teresina (67, 75 e 97 anos). 

Já os 17 homens são das cidades de Brasileira (84 anos), Buriti dos Lopes (59 anos), Cajueiro da Praia (54 anos), Parnaíba (82 anos), Piripiri (85 anos), Sussuapara (77 anos), Teresina (48, 61, 63, 70, 74, 80 e dois de 86 anos), Valença (42 e 81 anos) e Wall Ferraz (89 anos).

Em Teresina, a capital, está o epicentro da pandemia no estado, pois é a cidade onde mais se registraram casos de contaminação pelo vírus e pessoas que desenvolveram a Covid-19 até agora. 

Leitos 

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 759 ocupados, sendo 442 leitos clínicos, 298 UTIs e 19 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 2.245 e as altas do dia, 58.

O que é o COVID-19

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Como se proteger do coronavírus

- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;

- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;

- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;

- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Sintomas do COVID-19

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Serviço ao leitor

Baixe aplicativo Monitora Covid 19 através do Play Store ou Appe Store, localizando "Monitora Covid 19". Coloque nome, CPF e endereço no cadastro e você poderá falar com médicos de várias especialidades.

Pelo aplicativo Monitora Covid 19, você também poderá fazer consulta e ser atendido de forma virtual ou, se necessário, presencial qualquer dia da semana e qualquer hora, na rede de saúde publica e privada, em qualquer cidade do Piauí. O serviço funciona 24 horas.

Acesse

Para mais informações sobre a Covid-19 e como enfrentar a doença baixe e acesse link abaixo:

http://coronavirus.pi.gov.br

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: