PANDEMIA

Piauí tem 19 mortes em 24h e só duas cidades seguem sem casos da Covid-19

Dos 1.197 casos confirmados da doença, 636 são mulheres e 561 homens, com idades que variam de um mês a 96 anos


Leito de unidade de terapia intensiva no Hospital Getúlio Vargas

Leito de unidade de terapia intensiva no Hospital Getúlio Vargas Foto: Divulgação

No Piauí apenas os municípios de Arraial e Canavieira continuam sem nenhum registro do novo coronavírus desde o início da pandemia, ou seja, 99,1% do território piauiense já foi atingido pela Covid-19. 

Somente nas últimas 24h foram registrados 1.197 casos confirmados e 19 mortes pelo Sars-Cov-2. Os dados constam no boletim emitido pela Secretaria de Estado da Saúde na noite desta quarta-feira (12). 

Com isso já são 63.662 positivados e 1.566 óbitos registrados pela doença. Esse total de mortos diz respeito a 145 municípios. O índice de gênero aponta que 914 homens e 652 mulheres não resistiram aos sintomas da Covid-19.

Dos novos 1.197 casos, 636 são mulheres e 561 homens, com idades que variam de um mês a 96 anos.

Oito mulheres e 11 homens não resistiram às complicações do novo coronavírus. Elas eram naturais das cidades de Buriti dos Lopes (82 anos), Campo Maior (67 anos), Monsenhor Gil (85 anos), Parnaíba (90 anos), São Miguel do Tapuio (83 anos) e Teresina (76, 77 e 83 anos). Já eles eram de Bom Jesus (85 anos), Lagoa Alegre (73 anos), Paulistana (33 anos) São João do Arraial (80 anos) e Teresina (60, 70, 71, 74, 85, 87 e 88 anos).

Foi excluído do boletim desta quarta-feira um óbito da cidade de Cocal dos Alves que foi registrado em duplicidade, permanecendo o município com três óbitos por Covid-19.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 663 ocupados, sendo 398 leitos clínicos, 246 UTIs e 19 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 2.688 até o dia 12 de agosto.

A Sesapi estima que 61.433 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registrados nos últimos 14 dias), mas que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

O que é o COVID-19

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Como se proteger do coronavírus

- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;

- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;

- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;

- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Sintomas do COVID-19

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Serviço ao leitor

Baixe aplicativo Monitora Covid 19 através do Play Store ou Appe Store, localizando "Monitora Covid 19". Coloque nome, CPF e endereço no cadastro e você poderá falar com médicos de várias especialidades.

Pelo aplicativo Monitora Covid 19, você também poderá fazer consulta e ser atendido de forma virtual ou, se necessário, presencial qualquer dia da semana e qualquer hora, na rede de saúde publica e privada, em qualquer cidade do Piauí. O serviço funciona 24 horas.

Acesse

Para mais informações sobre a Covid-19 e como enfrentar a doença baixe e acesse link abaixo:

http://coronavirus.pi.gov.br

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: