
O Piauí foi o estado que mais emitiu a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Até o mês de julho já foram emitidos até agora mais de 1 milhão de documentos, o que representa 37,19% da população do estado. Os números estão consolidados em base de dados divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A média diária de emissões no território piauiense é de 1.117 documentos. Somente no mês de julho de 2025, foram expedidas mais de 43,9 mil carteiras, número que demonstra o ritmo acelerado de adesão ao novo modelo de identificação civil.
Em âmbito nacional, mais de 30 milhões de brasileiros já possuem o novo documento. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que coordena o processo de emissão em parceria com os órgãos estaduais de identificação civil. A nova carteira de identidade unifica o número do CPF como identificador principal, trazendo maior segurança e padronização em todo o país.
A primeira via é gratuita. A CIN é emitida em todos os estados. É necessário levar certidão de nascimento ou de casamento.
Fonte: gov.br