Geral

TECNOLOGIA

Piauí lidera em inovação tecnológica com destaque no Nordeste Tech Game

Estado promove educação digital e inteligência artificial em evento geek e tecnológico

Da Redação

Segunda - 02/12/2024 às 10:52



Foto: CCOM-PI Nordeste Tech Game
Nordeste Tech Game

Neste final de semana (30 e 01), o Centro de Convenções de Teresina foi palco do Nordeste Tech Game, evento que reuniu entusiastas da cultura geek, gaming e tecnologia. Durante os dois dias do evento, a Secretaria de Inteligência Artificial (SIA), em parceria com a Investe Piauí, destacou seu papel estratégico ao promover um estande interativo com iniciativas voltadas à educação digital, economia criativa e ciência. A SIA teve a oportunidade de reforçar seu compromisso com o fortalecimento do ecossistema tecnológico do estado e de inspirar novas gerações a se envolverem com a inovação.

Além das apresentações e iniciativas de inteligência artificial, o evento contou com diversas atrações, como competições de jogos eletrônicos como CS2, Valorant e Free Fire, exposições de produtos geek e tecnológicos, além de um campeonato de cosplay. Esse mix de atividades consolidou o Nordeste Tech Game como um marco na integração entre tecnologia, cultura geek e economia criativa no Piauí.

A participação da SIA foi uma oportunidade para aproximar o estado da população e mostrar o impacto da inteligência artificial na sociedade. “Estamos aqui para mostrar como a tecnologia pode otimizar serviços, evitar retrabalho e promover a transição digital no Piauí. Queremos ampliar a compreensão sobre a IA, não apenas para os jovens, mas também para os servidores públicos e a população em geral”, afirmou Yasmin Lima, coordenadora de popularização da ciência da SIA.

O Piauí se destaca como o primeiro estado do Brasil a ter uma secretaria dedicada à inteligência artificial e, em 2024, mais de 120 mil estudantes da rede pública estadual começaram a cursar a disciplina obrigatória de IA, integrada ao currículo do 9º ano do ensino fundamental e ao ensino médio. Além disso, o estado foi reconhecido pela Unesco como o primeiro nas Américas a implementar o ensino de inteligência artificial na educação básica.



Com esse evento, o Piauí reforçou seu papel como pioneiro na área de inovação tecnológica e IA, colocando-se como líder na educação digital e no fomento à economia digital no Brasil e no cenário global.

Fonte: CCOM PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: