Geral

CHUVAS

Piauí enfrenta chuvas intensas neste fim de semana: saiba como se preparar

Inmet prevê precipitações de até 50 mm/dia, ventos fortes e riscos de alagamentos e quedas de energia

(*) Lília Pâmela

Sábado - 18/01/2025 às 12:44



Foto: Graziely Oliveira O Piauí se prepara para um fim de semana de chuvas intensas
O Piauí se prepara para um fim de semana de chuvas intensas

Piauí entra em alerta amarelo devido à previsão de chuvas intensas entre os dias 18 e 19 de janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê precipitações entre 20 a 30 mm/h, com possibilidade de atingir até 50 mm/dia, além de ventos fortes que podem alcançar 60 km/h.

A previsão afeta 186 municípios, principalmente nas regiões Centro-Norte, Sudeste, Sudoeste e Norte do estado. Entre as cidades em risco estão Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

O alerta também destaca a possibilidade de alagamentos, quedas de galhos e falhas no fornecimento de energia elétrica, além de descargas elétricas.

Saiba como garantir sua segurança durante as chuvas fortes

Com a chegada do período chuvoso, que traz consigo fortes ventos, raios e possibilidade de alagamentos, é importante adotar cuidados para evitar acidentes. Medidas simples, como desligar aparelhos eletrônicos e evitar áreas de risco, são fundamentais para a segurança da população.

Durante tempestades com raios e trovões, a recomendação é retirar imediatamente os aparelhos eletrônicos das tomadas. O procedimento deve ser feito com o uso de calçados de borracha, que não estejam úmidos, para evitar choques elétricos.

Em áreas externas, deve-se evitar locais abertos e o refúgio sob árvores, pois estes aumentam as chances de ser atingido por um raio. Além disso, é importante manter distância de fios e cabos que possam estar tocando o solo, mesmo sem faíscas visíveis.

Dentro de casa, caso haja alagamento ou umidade nas instalações elétricas, é necessário desligar o disjuntor geral. No entanto, esse procedimento só deve ser feito após garantir que a pessoa esteja em um local seco, a fim de evitar riscos de choques elétricos.

(*) Lília Pâmela é estagiária sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI -960

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<