Dados do Censo Escolar 2023 apontam que o Piauí está entre os estados com maior percentual de alunos matriculados em escolas de tempo integral, na rede pública do ensino fundamental.
O Nordeste é a região com o maior número de alunos matriculados no ensino integral na rede pública, considerando o quantitativo total de estudantes da educação básica. Ceará (51,4%), Piauí (48,9%) e Maranhão (40,3%) lideram a lista com o maior número de alunos matriculados no fundamental.
No Ensino Médio, Pernambuco (66,8%), Paraíba (55%) e, novamente, Ceará (49,1%) apresentam as maiores porcentagens. O Piauí apresenta percentual de 20,8%, número acima da média apresentada pelo país, que é de 20,4%.
Em janeiro deste ano, o governador Rafael Fonteles e o secretário de Educação Washington Bandeira anunciaram 151 novas escolas de tempo integral. O Piauí agora conta com 351 escolas nessa modalidade, ao todo.
"69 mil alunos do nosso Ensino Médio da rede estadual vão estudar em Tempo Integral. Além disso, destacamos que vamos chegar a 178 municípios em 2024. Quase 80% dos municípios terão, pelo menos, uma escola da rede estadual em tempo integral”, afirmou o governador.
Atualmente, 103 escolas da rede estadual de Ensino Médio do Piauí são do modelo de tempo integral. A meta do Governo do Estado é garantir, até 2026, a universalização da jornada escolar em todas as escolas do estado, como política educacional prioritária.
Em geral, a educação em tempo integral amplia o período de permanência dos alunos na escola, oferecendo uma variedade de atividades extracurriculares, além das aulas tradicionais. No Ensino Médio, essa modalidade está aliada ao ensino técnico e profissionalizante.
Fonte: Seduc/PI