
O Piaui é o primeiro estado do Brasil a levar internet 5G à zona rural. Neste sábado (18), foi inaugurada a torre do sinal da Brisanet na cidade de Parnaíba, na localidade Baixa da Carnaúba, onde foi anunciada também a expansão para 64 localidades rurais. Além disso, os 224 municípios do estado serão contemplados até ano de 2028. Ao lado do CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, o governador Rafael Fonteles destacou a importância da união entre o poder público e a iniciativa privada na expansão do acesso rápido à internet no estado.
“É um momento histórico. Estamos falando de uma tecnologia revolucionária de acesso à internet. O 5G em si não é novo, mas ainda estava restrito aos grandes centros. No Piauí, isso não acontecerá mais. Vamos universalizar com essa parceria. Isso vai gerar inúmeros empregos”, comemorou Rafael Fonteles.
A instalação da torre na zona rural, realizada durante as comemorações do Dia do Piauí, também marca o lançamento da tecnologia 5G do grupo empresarial Brisanet no estado. “A evolução de 5G no mundo está acontecendo nas grandes cidades. Aqui já está acontecendo em área rural. Então, é a inauguração da primeira torre, mas essa linha de construção está bem acelerada, para construir em todo o Piauí”, garante José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet.
A empresa já ativou a tecnologia 5G nas cidades de Teresina, Parnaíba, Luís Correia, Pio IX, Hugo Napoleão e Buriti dos Montes, cobrindo uma população estimada em 864 mil habitantes. Em parceria com o Governo do Estado, a companhia também ativará, ainda este ano, 40 localidades rurais.
Para 2026, a Brisanet pretende avançar para mais de 20 municípios, dentre eles Picos, Piripiri, Campo Maior, Altos, Cocal, Floriano e Castelo do Piauí, totalizando uma população coberta de 1,5 milhão, além de novas 64 localidades rurais.
Fonte: Governo do Estado