
PARNAÍBA (PI) – O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou, no encerramento da 10ª edição do projeto "Diálogos pelo Piauí", a construção da Vila Olímpica de Parnaíba. O compromisso foi firmado durante a plenária realizada na Planície Litorânea, neste sábado (18), e foi apresentado pelo governador como uma "dívida histórica" para com a população do município.
Em seu discurso, Fonteles destacou que a demanda da população por obras que melhorem a qualidade de vida, como parques e ginásios esportivos, tem guiado as ações de seu governo. A promessa da Vila Olímpica estava inserida nos eixos de discussão do evento, que trataram de educação e infraestrutura.
O governador enfatizou a atuação do Estado em duas frentes principais: o fomento ao esporte, tanto por meio de infraestrutura quanto pelo apoio financeiro do programa Bolsa-Atleta, e o fortalecimento da rede hospitalar estadual e municipal.
"Primeiro, nós temos atuado nessa área da saúde e bem-estar, começando das escolas. Nós temos procurado tornar todas as nossas escolas também um complexo esportivo. E temos apoiado muito os jogos escolares. Segundo, as praças esportivas, os complexos esportivos. Por exemplo, nós temos uma dívida histórica com Parnaíba, e nós vamos executar e finalizar com o recurso do estado, a Vila Olímpica de Parnaíba", afirmou Fonteles.
Rafael Fonteles lembrou que recentemente o governo estadual inaugurou complexos esportivos em outras cidades, como São Miguel do Tapuio, e tem agendas para novas inaugurações ainda no mês de novembro. Segundo ele, essa política de investimento em bem-estar por meio do esporte tem se espalhado município a município, chegando também às cidades de menor porte.
"Essa questão do bem-estar chegou, inclusive, nos pequenos municípios. Então, passou a ser comum. Eu recebi prefeitos, lideranças municipais, e eu perguntei: 'qual é a prioridade?'", contou o governador, citando um diálogo com o prefeito de Pompilio Evaristo Filho, conhecido como Pompilin, que tratou no primeiro encontro dos dois sobre a demanda por um complexo de lazer.
Dados da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Piauí confirmam a estratégia de interiorização de equipamentos esportivos. O programa de construção e reforma de praças esportivas e complexos poliesportivos tem sido uma marca da atual gestão, com obras em andamento em diversas regiões.
O anúncio da Vila Olímpica de Parnaíba alinha-se a essa diretriz, visando atender uma das principais cidades do estado, que até então não contava com um equipamento dessa magnitude. A promessa de Rafael busca sanar uma antiga reivindicação da população da região, que vê no esporte uma ferramenta essencial para promoção da saúde, inclusão social e desenvolvimento da juventude.
Mais conteúdo sobre:
#Vila Olímpica de Parnaíba #Rafael Fonteles #Governador do Piauí #Diálogos pelo Piauí #Parnaíba #complexos esportivos Piauí #esporte e saúde #Bolsa-Atleta #infraestrutura esportiva #Planície Litorânea #obras #Piauí