O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome vai antecipar o pagamento do Bolsa Família para 13.252 famílias de Picos. O valor estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 20 de janeiro.
A medida foi adotada devido à situação de emergência provocada pelas chuvas que atingem a cidade desde o final de dezembro.
Janaína Mapurunga, superintendente da Assistência Social da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), explicou que a alteração no calendário é uma resposta à necessidade de atendimento emergencial. "O normal é o Bolsa Família ser pago de acordo com o último número do NIS. Porém, quando o município está em situação de emergência ou calamidade pública, o pagamento é feito no primeiro dia do calendário", disse. Segundo ela, os recursos estarão disponíveis para as famílias no dia 20 e muitos poderão acessar os valores pelo aplicativo CAIXA TEM.
O processo de antecipação seguiu os trâmites legais. O município de Picos decretou situação de emergência, o que foi reconhecido pelo Governo Estadual, permitindo que a SASC solicitasse a medida ao Ministério.
Além disso, a secretaria tem atuado diretamente no município, com equipes cadastrando famílias, recebendo e separando doações para as mais de mil pessoas desalojadas pelas chuvas. A SASC também enviou colchões e kits de higiene para as famílias afetadas.
Doações
Alimentos, água, lençóis, materiais de limpeza e artigos de higiene pode ser doados nos pontos de arrecadação:
- Escola Normal Oficial - Rua São Sebastião, 49, Centro;
- 3º Batalhão de Engenharia de Construção - avenida Senador Helvídio Nunes, Jardim Natal;
- Defensoria Pública - Avenida Deputado Sá Urtiga, 1020, bairro Bomba;
- Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social, Rua Marcos Parente, 150, bairro São Sebastião.
Fonte: Com informações de CCOM-PI