
Uma paciente identificado apenas como Francisco está com sintomas graves de Covid-19 e não consegue atendimento médico na rede pública hospitalar de Teresina. Segundo a família, a vítima já tentou atendimento em quatro unidades de saúde da capital, mas sem sucesso.
Vídeos feito por um popular não identificado mostra o momento em que o paciente é acompanhado por uma médica na Unidade Básica de Saúde do Mocambinho, na zona Norte, até um carro de passeio para ir para outra unidade de saúde. Segundo a denúncia, foi solicitado uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para realizar o transporte seguro do paciente, mas o veículo nunca apareceu.
Segundo um áudio que circula no WhatsApp, o paciente procurou atendimento primeiramente no Hospital da Santa Maria da Codipi, na zona Norte. Lá não conseguiu atendimento e foi levado para o Mocambinho, também na zona Norte, onde não havia médico para atendê-lo. Uma médica que não faz parte do atendimento aos pacientes com sintomas de síndrome gripal tentou ajudar o paciente, que já estava debilitado e o acompanhou para outro hospital na busca de atendimento.
A neta do paciente disse que a esposa dele estava com os mesmos sintomas e morreu ontem (26) por Covid-19. "Nós já passamos em três hospitais e não receberam ele. Agora mandaram vir para cá. Só jogando, só jogando [...] Ontem minha vó morreu de Covid e estava do mesmo jeito dele aí", disse a familiar do paciente.
O Piauíhoje.com entrou em contato com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), mas ninguém foi localizado para falar sobre o caso.
Veja os vídeos abaixo:
Aguarde mais informações: