Geral

ALERTAS CLIMÁTICOS

Novo sistema de alerta da Defesa Civil será implantado no Piauí a partir de 7 de junho

Ferramenta enviará mensagens automáticas para todos os celulares conectados às redes 4G e 5G dentro de áreas de risco

Da Redação

Segunda - 26/05/2025 às 15:40



Foto: Luís André/Secom Defesa Civil RS No Piauí, inicialmente, o disparo foi feito em 4 cidades: Teresina, Picos, Esperantina e Uruçuí.
No Piauí, inicialmente, o disparo foi feito em 4 cidades: Teresina, Picos, Esperantina e Uruçuí.

A partir de 7 de junho, o Piauí estará incluso no novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta, que garante o envio de informações ágeis e precisas para a população, ajudando na prevenção e na redução dos impactos de desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e vendavais.

A ferramenta já opera nos estados do Sul e Sudeste, enviando um total de 360 alertas desde de dezembro do ano passado. Agora, o sistema será lançado simultaneamente em todo o Nordeste, ampliando a cobertura e reforçando a segurança da população em situações de risco. No Piauí, inicialmente, o disparo foi feito em 4 cidades: Teresina, Picos, Esperantina e Uruçuí.

O Defesa Civil Alerta utiliza a tecnologia cell broadcast para o envio de mensagens de emergência via telefonia celular. Diferentemente do modelo anterior, que exigia cadastro prévio via SMS, o novo sistema enviará mensagens automáticas para todos os celulares conectados às redes 4G e 5G dentro de áreas de risco. Os alertas aparecerão na tela dos aparelhos como pop-ups, acompanhados de um sinal sonoro, mesmo que o celular esteja no modo silencioso.

A tecnologia do sistema utiliza a geolocalização das estações rádio base (ERBs) das operadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, TIM e Vivo) para garantir que apenas as pessoas localizadas em áreas afetadas recebam os alertas.

"A Defesa Civil do Estado do Piauí chega num momento importante da sua história, sempre se falou de monitoramento, sempre se falou de alerta, mas as ferramentas eram bastante analógicas, imprecisas e de curto alcance. Com o apoio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, que capacitou os nossos técnicos e que dotou o estado do Piauí das ferramentas necessárias, nós vamos finalmente trazer o DCA, e a versão de teste desse alerta será executado em quatro municípios prioritários, serão os pioneiros no start do teste desse sistema de alerta. Agora nós teremos uma ferramenta refinada, de longo alcance, para que a gente possa realmente orientar e manter a população do estado Piauí bem informada no que diz respeito a situações de risco com severidade", diz o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), Werton Costa.

Com a implantação do Defesa Civil Alerta no Piauí, a comunicação em emergências se tornará mais eficiente, ampliando o acesso às informações essenciais para a segurança da população. A Defesa Civil do Estado reforça a importância do novo sistema e orienta os cidadãos a manterem seus celulares atualizados e conectados às redes móveis para receberem os alertas automaticamente.

Capacitação dos técnicos

A equipe da Defesa Civil do Piauí realizou e concluiu, em abril, o treinamento da ferramenta Defesa Civil Alerta, que será fundamental para proteger vidas e minimizar danos durante o risco de desastres extremos. Técnicos da Defesa Civil Nacional realizaram a capacitação, que teve duração de cinco dias e abordou desde aspectos burocráticos e legais até a aplicação direta do sistema.

"Com essa ferramenta, temos um alcance ainda maior e podemos salvar mais vidas. Diferente do sistema que utilizamos hoje, esse novo modelo não exige cadastro prévio e isso é um grande diferencial", explicou Ytalo Sousa, do Setor de Tecnologia da Informação da Defesa Civil do Piauí e um dos participantes do treinamento.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<