Geral

POSSE

Novo presidente do TJPI diz que foco da gestão será celeridade da prestação jurisdicional

A cerimônia de posse aconteceu na noite dessa terça-feira (7), no auditório do Palácio da Justiça

Da Redação

Quarta - 08/01/2025 às 12:46



Foto: Divulgação/TJ-PI O desembargador Aderson Nogueira tomou posse como o novo presidente do TJPI
O desembargador Aderson Nogueira tomou posse como o novo presidente do TJPI

O desembargador Aderson Nogueira, novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) para o biênio 2025/2026, disse que sua prioridade será "acelerar a prestação jurisdicional, a inovação tecnológica no uso de meios eletrônicos para decisões e julgamento das matérias que tenham prioridade de tramitação". A cerimônia de posse aconteceu na noite dessa terça-feira (7), no auditório do Palácio da Justiça.

Em seu discurso, o desembargador refletiu sobre sua trajetória no Judiciário piauiense, recordando seu ingresso na magistratura, em 1986, e sua chegada, em 2022, ao Tribunal Pleno, reafirmando sua vocação como juiz.

"Sou juiz por convicção e vocação, e tenho vivido com o privilégio de desempenhar essa função por quase 38 anos. A era digital trouxe transformações significativas, mas a grande pergunta que nos motiva é: como podemos melhorar ainda mais o mundo ao nosso redor?", indagou o desembargador Aderson Nogueira, refletindo sobre a responsabilidade de fazer justiça de forma eficiente e humana.

Também foram empossados os novos vice-presidente e corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargadores Agrimar Rodrigues e Erivan Lopes, respectivamente.

O desembargador Aderson Nogueira

Metas

Ainda durante seu pronunciamento, o desembargador Aderson Nogueira propôs intensificar o uso de métodos alternativos de resolução de conflitos, como conciliação, mediação e arbitragem, buscando soluções rápidas e eficazes para litígios em diversas áreas do direito. O novo presidente do TJ-PI também se comprometeu a trabalhar pela valorização dos magistrados e servidores.

No encerramento de seu pronunciamento, o desembargador Aderson Nogueira citou uma frase de Martin Luther King, destacando seu próprio "sonho" de um Judiciário forte, unido e respeitado, capaz de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

"Que possamos ter um Judiciário à altura dos seus integrantes e que se coloque como um pilar essencial para a liberdade, a igualdade e a justiça em nosso estado e no Brasil", concluiu.

Um biênio de avanços

Ao encerrar sua gestão como presidente do TJ-PI no biênio 2023/2024, o desembargador Hilo de Almeida fez um balanço sobre o trabalho desenvolvido e os avanços alcançados pelo Judiciário piauiense nesse período.

"Os anos de 2023 e 2024 ficarão marcados na história não apenas pelas ações inovadoras e pelos resultados inéditos, mas especialmente pela consciência coletiva de servidores e magistrados de que vivíamos um novo tempo. Um tempo que exigiu de nós coragem, criatividade e resiliência para responder às mudanças no mundo e dentro da própria instituição", disse.

Entre as conquistas alcançadas no biênio, o desembargador destacou o inédito selo Ouro do CNJ; a entrega de mais de 35 mil títulos de propriedade por meio do programa Regularizar; a inauguração de 23 unidades do Justo Acesso; a reestruturação da Justiça Criminal; a outorga de Delegações de Serventias Extrajudiciais; além da entrega de 46 obras.

"Agradeço imensamente e sem exceção a todos que caminharam conosco nesta jornada. Todos os magistrados, servidores, instituições parceiras. Cada um de vocês foi essencial para que pudéssemos realizar tanto. Vocês foram o motor que impulsionou esta gestão, e é por isso que posso dizer com convicção: foguete não tem ré! E não terá. Sob a liderança do desembargador Aderson, sei que o Tribunal continuará crescendo, acelerando e rompendo barreiras", declarou.

Presenças

A solenidade contou com a presença do governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles; do deputado estadual Gil Carlos, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva; do procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí, Raimundo Júnior; além de outras autoridades políticas, jurídicas e do Poder Judiciário, que prestigiaram o momento de transição e reforço ao compromisso com a Justiça no Estado.

Fonte: TJ-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: