Geral

PROTESTO

Mulheres piauienses vão reproduzir performance chilena para denunciar feminicídios

O ato acontece no sábado (21), em frente a Igreja São Benedito e vai denunciar ainda a omissão do Judiciário na apuração e condenação dos assassinos de mulheres no Piauí

Alinny Maria

Quarta - 18/12/2019 às 10:32



Foto: Reprodução/ Facebook Carla Motto Protesto de mulheres chilenas
Protesto de mulheres chilenas

A performance "Un violador em tu camino", criada pelo grupo feminista chileno Lastesis para denunciar os abusos sexuais cometidos por policiais contra mulheres, já virou um fenômeno em todo o mundo. O Piauí, que tem alto índice de violência contra a mulher, não poderia ficar de fora deste protesto e por isso ocorrerá neste sábado, dia 21 de dezembro, o Ato/Performance “Estuprador no teu caminho". O movimento começa às 8h, em frente a Igreja São Benedito, no Centro de Teresina.

A versão protagonizada por mulheres do Piauí tem o objetivo de denunciar os casos de feminicídio que ainda não têm respostas da Justiça, denunciar agressores e acolher mulheres vítimas de violência. O evento é organizado por mulheres de Teresina, em todas suas subjetividades indenitárias e políticas. 

De acordo com uma das organizadoras do evento, a ex-vereadora Rosário Bezerra, o Brasil passou a aderir ao movimento e o Piauí não poderia ficar de fora porque tem um grande número de mulheres que defendem as outras mulheres.

"É um movimento que engloba todas as mulheres, independente de partido, cor ou religião. A iniciativa aqui no Piauí partiu de um grupo de 10 mulheres no âmbito da Esquerda, mas é um movimento aberto para todas as todas as mulheres que desejarem participar, mulheres trans, mulheres de várias identidades e origens. O movimento não tem partido, é um ato da sociedade", diz Rosário Bezerra. 


Ainda segundo Rosário Bezerra, todas as mulheres estão convidadas a participar do ato e basta vestir qualquer roupa que desejar. "Não tem traje especifico. O que todas estão usando é uma tarja preta no rosto durante a performance para dar um significado. [...] A proposta é que as mulheres possam juntas desenvolver uma versão da música a partir da performance existente para denunciar os crimes contra as mulheres, denunciar a omissão do Estado, do Judiciário, na apuração e condenação dos assassinatos contra mulheres. Quando se assassina uma mulher, todas nós morremos um pouco", conclui.

DADOS NO PIAUÍ

Somente no primeiro semestre de 2019, 12 mulheres foram vítimas de feminicídio no Piauí. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). A média é de 3 mulheres mortas por mês este ano por este tipo de crime hediondo.

Durante o protesto em Teresina, as manifestantes irão citar nomes como Marielle Franco (vereadora pelo Rio de Janeiro assassinada em 2018) e das mulheres vítimas de feminicídio no Piauí como Fernanda Lages, Aretha, Iarla, Camilla, entre outras que irão receber a homenagem.

ENSAIO 

Na manhã desta quinta-feira, 19, haverá um ensaio no Memorial Esperança Garcia, na Avenida Miguel Rosa, e todas as mulheres que desejam participar do Ato/Movimento frente da Igreja São Benedito estão convidadas para o ensaio que começa às 8h30.


ATO 
O ATO/PEFORMANCE, surgiu no dia 25 de novembro de 2019, data do Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, a performance e canção “Um estuprador no teu caminho” do coletivo de feministas chileno Lastesis, foi apresentada nas ruas das cidades de Valparaíso, Concepción, San Felipe, Antofagasta, Talca, Chillán, Santiago no Chile.
A artista Luzia Amélia realiza desde de 2016 a performance “ Banho de Sangue” em Teresina, onde denuncia casos de feminicído e pede um basta de violência. Agora a performance " Estuprado no Teu caminho" é  mais uma forma de continuar pedindo basta de feminicídios de forma artista.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: