
O jornalista e professor aposentado da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Magnus Martins Pinheiro, morreu nesta segunda-feira (14), no Hospital São Marcos, em Teresina. Ele lutava há mais de 10 anos contra um câncer na próstata, que evoluiu para metástase. O professor estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Magnus Pinheiro ministrou aulas de várias disciplinas no curso de Comunicação Social - Jornalismo na UFPI por 30 anos, se aposentando no ano de 2018. Ele também exerceu funções administrativas na UFPI, como chefe de departamento e foi diretor da ADUFPI (Associação dos Docentes da UFPI).
A morte do professor causou comoção entre familiares, amigos, ex-colegas de trabalho e ex-alunos. A família ainda vai divulgar informações sobre o velório e sepultamento.
A Universidade Federal do Piauí divulgou uma nota de pesar destacando que Magnus Pinheiro teve uma carreira marcada por contribuições significativas à Instituição e à educação.
Nota da UFPI:
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor aposentado Magnus Martins Pinheiro, ocorrido na segunda-feira, 14 de julho. Professor Magnus Pinheiro integrou o curso de Jornalismo do Centro de Ciências da Educação (CCE), onde teve uma carreira marcada por contribuições significativas à Instituição e à educação.
O professor Magnus Martins Pinheiro atuou no serviço público de 1987 a 2018. Em sua trajetória, exerceu cargos na coordenação e no departamento de Comunicação Social, foi chefe de gabinete na Secretaria de Estado de Saúde (SESAPI), durante a gestão de Stanley Brandão, foi diretor de Imprensa e Divulgação da ADUFPI entre 2008 e 2012, e também atuou em importantes jornais do Brasil, como o Diário da Tarde, em Minas Gerais (MG).
Toda a comunidade da UFPI, especialmente do Departamento de Comunicação Social (DCS) e do Centro de Ciências da Educação (CCE), solidariza-se com familiares, amigos e ex-colegas neste momento de profunda dor.
O professor Cantídio Filho lamentou a morte de Magnus Pinheiro, lembrando que ele foi seu professor.
Cintia Lucas, professora de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, também manifestou pesar pelo falecimento de Magnus Pinheiro, destacando que ele foi um grande ser humano.
"Professor Magnus foi meu orientador do TCC. Com ele, aprendi muito sobre jornalismo, ética e muitos outros princípios fundamentais do bom jornalismo. Era um grande professor e, acima de tudo, um grande ser humano".