
Morreu na manhã desta segunda-feira (19), aos 35 anos, o jornalista e artista Vicente de Paula Nascimento Leite Filho. Eles estava internado no Hospital Unimed Primavera, em Teresina, e enfrentava a luta contra um câncer agressivo. Na semana passada, amigos realizaram uma campanha de doação de sangue para Vicente.
Vicente de Paula foi diagnosticado com câncer no estômago no início deste ano. Ele fazia tratamento quimioterápico e estava há um mês internado. A doença se agravou e o jornalista não resistiu. A família ainda não divulgou informações sobre o velório e sepultamento.
Vicente era conhecido por sua alegria, criatividade e trabalhos artísticos. Ele também era produtor cultural e integrante do grupo Bixanikas, que realiza atividades teatrais, musicais e performances drag.
Quando ainda era estudante de jornalismo na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Vicente iniciou seus trabalhos audiovisuais e artísticos relacionados com movimentos sociais, LGBTQIA+, meio ambiente, comunidades ribeirinhas e quilombolas.
Uma de suas criações mais conhecidas é a performance “Saga das Calcinhas”, obra que chama atenção por meio de camisetas estampadas com frases de impacto e ilustrações provocativas. A proposta da peça é denunciar a violência contra a mulher, questionar o machismo e defender a liberdade dos corpos e dos afetos, reforçando ainda os movimentos feministas e LGBTQIA+.