
Magnólia Ferreira do Nascimento é o nome de uma mulher que nasceu na década de 40, veio de origem bastante humilde, teve sete filhos, sofreu e lutou arduamente para ser uma pessoa feliz. Mesmo diante de todas as dificuldades, ela nunca abaixou a cabeça e a solução para todos os problemas era o sorriso que carregava no rosto. Com uma alegria contagiante, Magnólia conquistou a todos por onde passava. Ela fixou moradia no bairro Redenção, zona Sul de Teresina, onde fez grandes amigos e construiu a história do bairro. Nessa quinta-feira, 29, o nome Magnólia Nascimento passou a ser oficialmente o nome de uma rua situada no bairro Angelim, também na zona Sul da capital.
Uma rua sem nome complicaria bastante a vida de uma pessoa que precisa se situar, receber uma encomenda ou simplesmente ter um endereço. Denominar uma rua é fundamental para a cidade e pensando em uma maneira de homenagear cidadãos teresinenses que já faleceram, mesmo os anônimos, a Prefeitura de Teresina criou o projeto cultural “Se Essa Rua Fosse Minha”, que acontece anualmente.
"A Prefeitura de Teresina está de parabéns pela linda iniciativa do projeto cultural "Se essa rua fosse minha". Nós familiares e amigos nos sentimos lisonjeados e felizes por saber que uma pessoa que foi tão querida aqui na terra deixou um legado e que ficará nas artérias da Cidade. Nada mais justo para quem fez sua história no seu bairro e na cidade", disse Cláudia Cristina, filha da homenageada Magnólia Ferreira.
Cláudia Cristina segura orgulhosa a réplica da placa com o nome da mãe
Foto: Prefeitura de Teresina
Centenas de pessoas, entre familiares e amigos, participaram da solenidade na noite dessa quinta-feira para homenagear as pessoas queridas que faleceram e se tornaram nomes de ruas em Teresina. O evento aconteceu no Teresina Hall e contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Teresina, Firmino Filho; o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga; o vereador Ítalo Barros, representando a Câmara Municipal de Teresina.
Um representante de cada homenageado subiu ao palco e recebeu uma lembrança em forma de placa de rua com o nome de seu ente querido, que agora batiza uma via ou logradouro da cidade.
"É bom ver que o nome de nossa mãe está gravado para a eternidade em nossa cidade. É muito gratificante saber que ela não está apenas na memória da família e amigos mas está também na memória de Teresina", diz emocionada Socorro Nascimento, filha de Magnólia Nascimento.
O projeto teve início no ano de 2014 e nesta edição teve o maior números de homenageados, com 264 nomes. "Esse projeto é um grande orgulho para toda a equipe da SEMPLAN e da Prefeitura de Teresina, por transformar um serviço trivial como o processo de nomeação de ruas em algo bonito e emocionante, uma homenagem merecida a pessoas que nos deixaram, mas também marcaram a história da nossa cidade”, conclui o secretário de Planejamento, José João Braga.
Socorro Nascimento/Foto: Arquivo pessoal
Lembrança com o nome do homenageado/Foto: Alinny Maria