Geral

INVESTIGAÇÃO

Ministério Público pede investigação contra acusado de apologia ao nazismo em Teresina

O caso ficou conhecido depois de um vídeo viralizar

Da Redação

Sexta - 18/02/2022 às 09:53



Foto: Print do vídeo Jovem com camiseta nazista faz saudação à “raça ariana” e é expulso de bar em Teresina
Jovem com camiseta nazista faz saudação à “raça ariana” e é expulso de bar em Teresina

O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria da Cidadania e Direitos Humanos, pediu à Polícia Civil do Piauí a instauração de um inquérito policial para investigar um possível crime de apologia ao nazismo em Teresina. Um jovem ainda, não identificado, aparece em um vídeo usando uma camiseta com um símbolo nazista e fazendo saudação a Hitler em uma praça no bairro Saci, na zona Sul da capital.

As imagens foram gravadas no fim de 2021, em um bar, na frente da Praça das Palmeiras. Após viralizar, o vídeo chamou a atenção do Ministério Público. A promotora Myrian Lago, da 49ª Promotoria de Justiça, requisitou a investigação à Delegacia de Polícia de Defesa e Proteção dos Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias. O pedido do Procedimento Administrativo nº 004/2022 foi assinado no dia 15 de fevereiro.

Segundo o Ministério Púbico, a conduta do jovem pode caracterizar os crimes de racismo, que prevê pena de 1 a 3 anos de prisão, e de apologia ao nazismo, com pena dois a cinco e multa. O MP pede que os policiais identifiquem o jovem, já que a prática dos crimes está comprovada pelas imagens.

“As condutas acima descritas podem configurar a prática delitiva prevista no art. 20, da Lei nº 7.716/1989-Lei do Racismo, in verbis: praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa; e no art. 20, § 1º. Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa”, diz o documento. 

Entenda o caso

Viralizou nas redes sociais o vídeo em que um jovem aparece em um bar na frente da Praça do Saci, na zona Sul de Teresina, usando uma camiseta com símbolo que faz apologia ao nazismo. Ele cumprimenta as pessoas presentes com gestos e palavras usadas para saudar a "raça ariana" e ao ditador genocída e sanguinário Adolf Hitler.

Armado com faca, jovem neo-nazista provoca confusão e é expulso de bar em Teresina

Na camiseta do jovem, tem o desenho de um Totenkopf, palavra alemã para crânio e ossos cruzados e símbolos de cabeça de morte. O símbolo representa o desafio da morte, perigo, ou os mortos, assim como a pirataria, é comumente associado com o uso militar alemão nos séculos XIX e XX. 

O rapaz foi expulso do bar após as pessoas falarem que ele estava fazendo apologia ao Nazismo. Na ocasião, o jovem ainda mostrou uma faca para as pessoas que estavam no local. 


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: