Geral

Meteorologia emite alerta de chuvas intensas em 218 municípios do Piauí

De acordo com o Inmet, as chuvas podem chegar a 20 ou 30mm/h, ou até 50mm/dia, com ventos intensos de até 60km/h

Da Redação

Quarta - 24/02/2021 às 15:25



Foto: Reprodução internet Tempo com chuva e vento em quase todo o Piauí
Tempo com chuva e vento em quase todo o Piauí

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo de risco potencial de chuvas intensas para 218 municípios do Estado do Piauí. O alerta foi emitido nessa quarta-feira (24) e vigora até esta quinta-feira (25).

De acordo com o Inmet, as chuvas podem chegar a 20 ou 30mm/h, ou até 50mm/dia, com ventos intensos de até 60km/h. As regiões mais afetadas pelas chuvas são a Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste e Norte piauienses.

Apesar do perigo potencial, o Inmet detalhou que os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas são baixos. Entretanto, o instituto aconselha para que, em casos de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Para esta quarta-feira, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) divulgou a previsão do tempo para o Piauí, que aponta possibilidade de chuva em todas as regiões.

De acordo com a Semar, instabilidades associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e à própria termodinâmica continuam favorecendo chuvas e trovoadas, que poderão ser mais fortes na região Norte. No Sul, as chuvas também estão sendo influenciadas devido à atuação de um Canal de Umidade que passa ainda pelo Amazonas, Pará, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.

Nas regiões Norte e Centro-Norte o tempo deve ficar nublado e há chances de pancadas de chuva e trovoadas, com ventos que podem variar de moderados a fortes. A temperatura máxima nas regiões deve ficar entre 32°C e 34°C.

Para as regiões Sudeste e Sudoeste, o tempo deve ficar nublado e há chances de chuva a qualquer hora do dia, com ventos que também devem variar de moderados a fortes.

Ainda conforme a Semar, na capital Teresina, a previsão aponta chuva no fim da manhã ou durante a noite. O tempo deve ficar nublado o dia todo, com temperatura mínima de 23°C e máxima de 32°C.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: