
Antônio Marcos de Sousa, de 12 anos, precisa urgente de doação de sangue em Teresina. Ele sofre de anemia falciforme e está internado há mais de duas semanas no Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina, e atualmente está intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A família do garoto, que é natural da cidade de União, faz um apelo para que as pessoas façam doação de sangue, pois o estado de saúde de Antônio Marcos é muito grave. Além da grave anemia, o menino também está com pneumonia.
Antônio Marcos tem o tipo sanguíneo B positivo e a família conta que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), está com baixo estoque de sangue.
COMO DOAR
Para ajudar Antônio Marcos, basta se dirigir ao Hemopi, que fica localizado na Rua 1° de Maio, 235, centro-sul, Teresina, e direcionar sua doação para Antônio Marcos de Sousa.
CRITÉRIOS PARA DOAR
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.
QUEM NÃO PODE DOAR
- Quem teve hepatite após os 11 anos de idade
- Mulheres grávidas ou em amamentação exclusiva
- Quem passou por cirurgia cardíaca
- Quem teve câncer
- Quem teve relações sexuais com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses
- Usuários de drogas
- Pessoas com HIV, hepatite, sífilis e doença de Chagas