Geral

Manchas de óleo chegam ao Delta do Parnaíba e em cinco praias do Piauí

Moradores, donos de restaurantes, bares e pescadores se juntaram aos homens da Força Tarefa e iniciaram a limpeza das praias atingidas

Luiz Brandão

Sexta - 15/11/2019 às 20:30



Foto: Imirante Militares, moradores iniciaram a limpeza na Praia de Atalaia e retiraram mais de meia tonelada de óleo
Militares, moradores iniciaram a limpeza na Praia de Atalaia e retiraram mais de meia tonelada de óleo

De quinta-feira (14) até o final da tarde desta sexta-feira (15), muitas porções de óleo vindas do mar chegaram na entrada do Delta do Parnaíba e atingiram outras cinco praias do Piauí, uma em Parnaíba - Pedra do Sal - e quatro em Luís Correia - Atalaia, Coqueiro, Peito de Moça e Arrombado.

Uma Força Tarefa (FT) envolvendo vários órgãos federais, estaduais e municipais foi criada para monitorar a situação e iniciar a limpeza das praia atingidas. A FT é coordenada pela Marinha e conta com policiais militares, Corpo de Bombeiros e servidores do Estado, do Ibama, ICM-Bio e das prefeituras de Parnaíba e Luis Correia.

Moradores, donos de restaurantes, bares e pescadores se juntaram aos homens da Força Tarefa e iniciaram a limpeza das praia atingidas. Só da praia de Atalaia foi retirada mais de meia tonelada de óleo. A praia está interditada desde o final da tarde de quinta-feira.
Mar de óleo se aproxima das praias do Piauí, dizem pescadores

MAR DE ÓLEO NO PIAUÍ - O litoral do Piauí é o menor do Nordeste. Tem apenas 66 quilômetros de extensão. Pescadores que foram ao mar nesta sexta-feira informaram que há uma grande quantidades de manchas de óleo chegando nas proximidades de praias de Luis Correia e Parnaíba.

As praias mais movimentadas já foram atingidas pelo óleo. Apenas as praias de Carnaubinha, Maramar, Macapá e Barra Grande ainda não há Informaçãoes sobre as manchas de óleo e estão liberadas para o banho.

Na praia de Pedra do Sal, em Parnaíba, as marcas do óleo estão na pedras que redebe ventos fortes ondas gigantescas.

Donos de bares, restaurantes, barracas, pousadas e hotéis amargam prejuízo enormes, porque gastaram muito se prepararam para receber centenas de turistas no "Feriadão da República."
Lugar especial entre o Piauí e o Maranhão

O DELTA - O Delta do Parnaíba e um dos lugares mais belos do planeta. É também o maior do mundo em mar aberto. O Delta do Parnaíba fica localizado entre os estados do Maranhão e Piauí tendo em Parnaíba sua porta de entrada.

A formação de Delta é um raro fenômeno da natureza. Ela ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representam: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico. 

O Delta do Parnaíba é um dos pontos turísticos mais admiráveis do Brasil

O Delta do Parnaíba faz parte de um roteiro integrado chamado Rota das Emoções, roteiro turístico composto de três destinos: Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jeriquaquara.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: