Geral

Mais de 81 mil piauienses fazem a prova do Enem neste domingo (21)

O número é 40% menor que o ano passado, quando 135 mil piauienses se inscreveram

Alinny Maria

Domingo - 21/11/2021 às 08:30



Foto: Divulgação Enem digital será presencial e candidato deve levar caneta preta
Enem digital será presencial e candidato deve levar caneta preta

Acontece hoje (21), o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 81.875 estudantes do Piauí se inscreveram no Enem deste ano. 

Nesta primeira etapa de aplicação do Enem-2021, os inscritos responderão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Ainda conforme o Inep, houve uma queda substancial no número de inscritos em relação a edição passada, cerca de 40% a menos, tendo em vista que em 2020 foram mais de 135 mil inscritos. 

Os portões de acesso aos locais de prova, que são em 400 em todo Piauí, serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação começará às 13h30 (horário de Brasília). Além da modalidade impressa, a prova digital do exame também será aplicada neste domingo. 

Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para realizarem as provas e a redação. A aplicação encerrará às 19h. Os participantes que solicitaram atendimento especializado e tiveram o pedido de tempo adicional aprovado terão uma hora a mais.

Em todo o Brasil, a prova será aplicada para 3.109.762 participantes, sendo 3.040.871 para a versão impressa e 68.891 para a digital.

Segurança

Segundo a  Secretária de Segurança Pública do Piauí, foi montado um plano de operação para garantir que a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ocorra com tranquilidade. O major Audivam Nunes, coordenador da Força -Tarefa da secretaria, informou que neste domingo (21) serão mais de 400 agentes de segurança do estado que estarão atuando na proteção dos candidatos.

De acordo com o major, em Teresina todas as unidades de ensino terão um patrulhamento com a presença de policiais e viaturas. ‘’Em Teresina, teremos o reforço em todas as escolas com as nossas viaturas realizando o patrulhamento, mantendo a ordem não só na cidade, mas também, para todos os candidatos que irão prestar o exame’’.

Os agentes também irão fiscalizar as paradas de ônibus e ruas, principalmente durante a chegada e saída dos inscritos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: