O Piauí mostrou uma melhora significativa no controle do mosquito Aedes aegypti. Dos 224 municípios do estado, 189 alcançaram o índice considerado satisfatório de foco do mosquito, o que significa menos de 1% de focos a cada 100 imóveis vistoriados. Os dados são da A 3ª etapa da pesquisa entomológica realizada pela Secretaria Estadual da Saúde. No início do ano, na primeira etapa do trabalho, apenas 116 municípios haviam atingido esse nível.
Os dados também apontam que 34 municípios estão em situação de alerta e um município foi classificado como de risco para surtos ou epidemias de doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya.
De acordo com Ocimar Alencar, supervisor de Entomologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o avanço é positivo, mas ainda exige atenção. “É bom ver que o número de municípios com resultado satisfatório aumentou, mas não podemos relaxar. Estamos nos aproximando do período chuvoso e precisamos reforçar o enfrentamento ao mosquito e eliminar os criadouros”, destacou.
A Sesapi segue acompanhando semanalmente os 224 municípios, oferecendo apoio técnico e orientações para intensificar o combate aos focos do mosquito. A próxima etapa da pesquisa está prevista para ocorrer entre 10 de novembro e 20 de dezembro.
A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, reforça a importância do monitoramento contínuo. “Esperamos que todos os municípios participem da próxima etapa e que os índices continuem melhorando. Esses dados ajudam a entender o panorama real da presença do mosquito no estado e a planejar ações mais efetivas no combate às arboviroses”, afirmou.
Fonte: Governo do Estado