Geral

ABORDAGEM HUMANIZADA

Curso do Samu capacita 300 militares para atendimento de pessoas com transtorno mental

Objetivo é garantir uma abordagem adequada, humanizada e que preserve a integridade da população e dos profissionais de saúde

Segunda - 03/11/2025 às 12:44



Foto: Samu promove curso para atendimento humanizado a pessoas com doenças mentais
Samu promove curso para atendimento humanizado a pessoas com doenças mentais

Começou nesta segunda o curso de  Formação de Multiplicadores para Atendimento a Pacientes com Transtornos Mentais voltado para policiais militares, bombeiros civis e guardas municipais. Ao todo, 300 profissionais serão capacitados ao longo de dez dias de treinamento. O curso tem como objetivo preparar os profissionais para auxiliarem as equipes do Samu em ocorrências que envolvam pessoas com transtornos mentais, garantindo uma abordagem adequada, humanizada e que preserve a integridade, tanto da população quanto dos profissionais de saúde.

Durante a capacitação, os participantes aprendem as melhores formas de abordagem para diferentes situações e quais corporações estão mais aptas a auxiliarem o Samu em cada tipo de ocorrência. Os profissionais também passam por treinamento no uso de equipamentos adequados para apoiar os socorristas durante os atendimentos.

“Essa é a segunda vez que realizamos essa capacitação e temos dois objetivos principais: garantir que esses profissionais estejam preparados para dar assistência nos atendimentos do Samu e torná-los multiplicadores desse conhecimento, dentro de suas corporações, aprimorando o serviço prestado e tornando-o mais humanizado”, explica a coordenadora do Samu estadual, Cristiane Rocha.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Everton Almeida, ressalta a importância de ter as as equipes preparadas para as diversas situações que enfrentamos no dia a dia. "Com esses conhecimentos, poderemos prestar um atendimento mais humanizado em casos que envolvam pessoas com transtornos mentais, garantindo uma assistência mais eficiente”, afirma.

Segundo o subcomandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, capitão Thanack, é frequente ter as equipes acionadas para dar apoio às equipes do Samu em ocorrências com pessoas com transtornos mentais. "Ter nosso pessoal recebendo esse tipo de capacitação amplia e melhora a assistência que podemos oferecer em cada situação”, destaca.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: