Geral

Onze são resgatados após denúncia de trabalho escravo em pedreira no Piauí

Um dos trabalhadores foi hospitalizado e corre o risco de perder a perna

Terça - 11/06/2019 às 16:55



Foto: Divulgação Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados de pedreira
Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados de pedreira

O Ministério do Trabalho (MTE) resgatou 11 trabalhadores em uma pedreira situada no município de Santa Cruz do Piauí, Sul do Estado. De acordo com o MTE, os trabalhadores estavam vivendo  em condições degradantes como dormir em redes cobertas por lonas, cozinhar em fogareiros improvisados, além de ter de fazer suas necessidades básicas na mata. Os 11 homens que trabalhavam na extração de pedras também não tinham nenhum tipo de contrato de trabalho e nenhum direito trabalhista assegurado.

Os homens fabricavam ainda paralelepípedos (blocos de pedras usados em calçamento) manualmente, utilizando marretas. De acordo com informações do MTE, alguns deles estavam lá há mais de um ano. Os trabalhadores também não utilizavam equipamentos de proteção individual, sendo que um deles sofreu acidente na pedreira e foi internado em um hospital da região. Devido as condições precárias de higiene, a situação se agravou, ocasionando uma infecção e agora o homem corre o risco de perder a perma.

Segundo Robson Waldeck, membro do Grupo Especial de Fiscalização Rural do Piauí, os trabalhadores foram contratados na região rural de Oeiras e Floriano. O dono da pedreira, que não teve o nome revelado, foi autuado e deve responder uma ação criminal pelo Ministério Público Federal, pelo crime de submeter alguém a trabalho em condição análoga a escravidão.A pena varia de 2 a 8 anos de prisão.  Os trabalhadores foram resgatados e tiveram emitidas suas guias do seguro desemprego e em seguida foram encaminhados para suas cidades de origem.




Fonte: Ministério do Trabalho

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: