
Teresina (PI) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial da União, a nomeação do professor João Paulo Sales Macedo para o cargo de reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
João Paulo Sales Macedo ficará quatro anos à frente da UFDPar. A solenidade de posse deve acontecer com os outros retores no mês de fevereiro, em Brasília.
O vice-reitor da universidade será o professor Vicente de Paula Censi Borges, que integrou a chapa com o Professor João Paulo na consulta feita à comunidade universitária, em outubro do ano passado. O pleito marcou a escolha do 1° reitor da instituição, em um processo democrático e com ampla participação da comunidade.
"Nossa caminhada, que iniciou ainda em julho de 2023, foi de muita perseverança para um novo amanhecer em nossa Universidade! Agradeço, juntamente com o Prof. Vicente Borges, a confiança. É uma honra servir a nossa comunidade acadêmica e dar o nosso melhor para ofertar educação superior pública, de qualidade e socialmente referenciada no estado do Piauí", disse o novo reitor.
Professor do curso de Psicologia, João Paulo Sales é o primeiro reitor nomeado para a instituição. Ele tem graduação em Psicologia com mestrado e doutorado na área.
O professor já exercia a função pró-tempore há um ano, quando substituiu o professor Alex Marinho, afastado em meio a uma investigação por estelionato.
Dentro do processo eleitoral para escolha do novo reitor, a chapa 2, encabeçada por João Paulo Macedo, teve 40,91% dos votos e a chapa 3, tendo a frente Milka Meireles, teve 37,12% dos votos.
QUEM É JOÃO PAULO SALES MACEDO
João Paulo Macedo é Professor Associado 3 da Universidade Federal do Delta do Parnaíba/UFDPar. Graduado em Psicologia pela Faculdade Santo Agostinho (2004), Mestre (2007) e Doutor (2011) em Psicologia pela UFRN. Está vinculado aos Programas de Pós Graduação em Psicologia da UFDPar e da UFC, orientando alunos de mestrado e doutorado. É membro do GT/ANPEPP "Políticas de subjetivação e invenção do cotidiano". Faz parte da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política (Biênio 2017-2018), no cargo de vice-presidente da Regional Nordeste. Bolsista PQ 2 do CNPq.
- Atua na área da Saúde Coletiva e Saúde Mental, com foco na formação e prática do(a) psicólogo(a) nas políticas públicas e aspectos relacionados à interiorização da profissão, atuação em contextos rurais e junto aos povos tradicionais.
Fonte: Com informações da UFDPar