O Ministério Público do Piauí, por meio da 12ª promotoria de Justiça, requereu ao Estado para que proceda com a retomada das obras de implantação de 20 novos leitos de UTI’s adulto no Hospital Getúlio Vargas. Na Ação Civil Pública, assinada pelo promotor de Justiça Eny Pontes, também foi requerida a realização de concurso público para a contratação de profissionais, além da aquisição de todos os equipamentos necessários para o seu funcionamento.
A medida do MPPI foi tomada diante das crises e desafios que a saúde pública do Piauí vem enfrentando nos últimos anos, em especial na rede de saúde de comando estadual.
A situação é mais grave para os pacientes que se encontram em condições mais graves, seja para a estabilização de seu quadro de saúde, seja como leito de retaguarda para o procedimento pós-operatório.
A justiça deferiu o pedido de implantação dos 20 novos leitos. No que diz respeito à realização de concurso público, o judiciário afirma este ser uma decisão de mérito administrativo.
Fonte: Com informações do MP/PI