
Faleceu neste domingo (03), aos 77 anos, o juiz aposentado Orlando Martins Pinheiro. A morte do magistrado ocorreu exatos 20 dias após o falecimento do irmão dele, Magno Martins Pinheiro, de 75 anos, professor aposentado da Universidade Federal do Piauí - UFP, que faleceu no dia 14 de julho. Ambos foram vítimas de câncer.
Ex-titular da Vara de Família, ele estava aposentado há alguns anos. O velório de Orlando Martins Pinheiro está sendo realizado desde as 8h desta segunda-feira (04) na Capela do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). O sepultamento está marcado para as 17h no Cemitério Jardim da Ressurreição, localizado na Avenida Mirtes Melão, no bairro Gurupi, zona Sudeste de Teresina.
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), divulgou nota de pesar em homenagem ao magistrado, reconhecendo sua significativa contribuição ao Judiciário e à sociedade. A entidade também expressou solidariedade à família e destacou que ele era pai da advogada Lara Maria Machado Martins Pinheiro.
“Neste momento de dor e luto, a OAB-PI solidariza-se com os familiares e amigos de Orlando Martins Pinheiro, expressando suas mais sinceras condolências”, diz trecho da nota.
A Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI) também emitiu uma nota de pesar pela morte do juiz. Segundo a instituição, o magistrado aposentado deixa "um legado de compromisso com o Judiciário e de relevante contribuição à sociedade piauiense".
Confira a nota na íntegra:
A Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI) recebe, com profundo pesar, a notícia do falecimento do juiz Orlando Martins Pinheiro, ocorrido neste domingo (03).
Magistrado respeitado por sua trajetória profissional e dedicação à Justiça, Dr. Orlando deixa um legado de compromisso com o Judiciário e de relevante contribuição à sociedade piauiense.
Neste momento de dor, a AMAPI, no conjunto de toda a sua diretoria e associados (as), manifesta sua mais sincera solidariedade aos familiares, amigos e colegas de magistratura, rogando a Deus que conforte a todos.