Geral

SOLENIDADE

Inauguração do Porto Piauí marca novo capítulo no desenvolvimento do estado

Navio da Marinha navega na área do porto e prova que a navegação é viável

Por Arnaldo Silva, Luíz Brandão

Quarta - 13/12/2023 às 15:50



Foto: Luíz Brandão/Piauí Hoje Obra do porto é esperada há 100 anos
Obra do porto é esperada há 100 anos

Nesta quarta-feira, dia 13, acontece a inauguração da primeira etapa do aguardado Complexo Porto Piauí, em Luís Correia. Considerada uma realização histórica para o estado, o projeto, concebido há mais de um século, se concretiza com atracação de um navio da Marinha do Brasil.

O local já está preparado para receber embarcações com determinadas especificações, porém, a operação de navios regulares para transporte de mercadorias será viabilizada após a instalação de terminais específicos, os quais serão construídos por empresas interessadas.

O Governo Estadual estima que, a partir do segundo semestre de 2024, as operações de transporte de mercadorias estarão em andamento, quando o primeiro terminal estiver concluído.

Quatro terminais devem ser ainda construídos, alinhados com as atividades econômicas do Piauí: pescado, grãos e fertilizantes, cargas diversas, hidrogênio verde e amônia. Esses empreendimentos serão concedidos a empresas interessadas, e a construção dos terminais está orçada em R$ 1 bilhão, com a maioria dos recursos provenientes do setor privado.

No interior do porto, uma empresa de processamento de frutos do mar está prevista para gerar aproximadamente 400 empregos, além das indústrias ligadas ao terminal pesqueiro, que também contribuirão para o mercado de trabalho.

As comemorações de hoje incluirão um evento festivo, com apresentações musicais de artistas como Teófilo Lima, Dudu Nogueira e Xandy Avião, programadas para o entardecer, após a solenidade de inauguração.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: