
A Igreja Católica no Piauí pode ganhar uma nova diocese com sede no município de Água Branca. A proposta foi aprovada pelo Conselho Episcopal Regional (CONSER) - Nordeste IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e já foi encaminhada ao Vaticano para avaliação do Papa Francisco.
"Percebemos a necessidade de reorganizar a configuração eclesial da nossa Província Eclesiástica para que o anúncio do Evangelho chegue com mais força e proveito a toda criatura. Água Branca foi escolhida por sua localização estratégica e pela forte atuação do laicato, que enriquece a missão da Igreja", explica o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques.
A futura Diocese de Água Branca abrangerá 30 municípios, atualmente pertencentes à Arquidiocese de Teresina, e contará com uma população de aproximadamente 236.506 habitantes. O território será formado pelas unidades pastorais das Foranias Rurais I, II e IV da Arquidiocese.
Os municípios que irão compor a Diocese de Água Branca são:
Agricolândia, Água Branca, Amarante, Angical, Aroazes, Barro Duro, Curralinhos, Elesbão Veloso, Francinópolis, Hugo Napoleão, Inhuma, Jardim do Mulato, Lagoa do Sítio, Lagoinha, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Novo Oriente, Olho D’água, Palmeirais, Passagem Franca do Piauí, Prata do Piauí, Pimenteiras, Regeneração, Santa Cruz dos Milagres, Santo Antônio dos Milagres, São Félix, São Gonçalo, São Miguel da Baixa Grande, São Pedro e Valença.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Água Branca. Foto: Pascom
Segundo Dom Juarez, a proposta não se trata de divisão, mas de crescimento missionário. "Não estamos falando de uma simples separação, mas de um passo necessário para fortalecer a ação pastoral da Igreja. Queremos formar discípulos e discípulas que anunciem o Reino de Deus com mais proximidade e eficiência", reforça.
O processo de criação da nova diocese avançou significativamente nos últimos meses. Após a aprovação da proposta pelo Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Teresina, em julho de 2024, e pelo Conselho Presbiteral, em setembro do mesmo ano, foi formada uma Comissão Central para elaborar o projeto. A presidência da CNBB aprovou o documento em fevereiro deste ano e o enviou à Nunciatura Apostólica no Brasil, que encaminhou a súplica ao Papa Francisco.
Para fortalecer a unidade da Igreja e mobilizar os fiéis em oração, será realizada uma Celebração Eucarística com o lançamento oficial da campanha com uma Jornada de Orações pela criação da diocese de Água Branca. O evento acontecerá no dia 15 de março, às 18h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Água Branca.
"Queremos contar com o apoio e as orações de todo o povo de Deus. Que essa iniciativa seja, acima de tudo, um reflexo da vontade do Senhor para a nossa Igreja no Piauí", concluiu Dom Juarez.
Carta-D-Juarez-ao-povo-da-arquidiocese.pdf
Fonte: Arquidiocese de Teresina