Geral

Igreja Católica inicia processo de beatificação e canonização do padre Pedro Balzi

O padre Pedro Balzi pode se tornar o primeiro santo de Teresina

Da Redação

Sexta - 21/02/2020 às 09:01



Foto: Divulgação Padre Pedro Balzi
Padre Pedro Balzi

A Igreja Católica iniciou nessa quinta-feira (20) o processo diocesano para que o padre Pedro Balzi, religioso com importantes obras missionárias e que pode se tornar primeiro santo de Teresina. A Arquidiocese de Teresina, através do arcebispo Dom Jacinto Brito, anunciou que foi dado início ao processo diocesano para a causa de beatificação e canonização do religioso, que ocorreu durante a celebração Eucarística, pelo aniversário de dedicação da Catedral Nossa Senhora das Dores. 

A autora da Causa é a Associação Padre Pedro Balzi, erigida por Decreto diocesano em junho de 2019 e composta por representantes da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, da Fundação Nossa Senhora da Paz e da Fazenda da Paz, além de outros religiosos e leigos interessados em refletir e promover o legado do missionário italiano, candidato às honras dos altares. O Postulador da Causa é o Pe. Igor Torres, do clero diocesano de Teresina, atualmente estudante de Bioética na Diocese de Roma.

“O processo foi aberto após consulta prévia em três etapas, que envolvia consulta aos bispos da província eclesiástica, consulta aos fiéis (feita através de um edital assinado por Dom Jacinto no dia 25 de julho) e uma última consulta, feita à Santa Sé, pedindo a abertura oficial do processo, de modo a iniciar aquilo que chamamos fase diocesana da Causa”, explica o padre Igor Torres, Assistente eclesiástico da Associação Padre Pedro Balzi,  autora da causa.


Mesmo não tendo nascido em Teresina, o reconhecimento que pode culminar com a canonização do religioso nasce na capital piauiense, onde ele deixou como herança grande parte de sua obra e atuação pastoral. Sua grande dedicação e testemunhos de graças após sua morte motivaram o início do processo.

Além da Arquidiocese de Teresina, o trabalho envolve naturalmente outras dioceses onde o Servo de Deus Padre Pedro Balzi nasceu e desenvolveu seu ministério pastoral: Lausanne (Suíça), Bérgamo e Chioggia (na Itália) e La Paz (Bolívia).

Quem foi Padre Pedro Balzi

Conhecido como “Construtor do Amor”, Padre Pedro Balzi nasceu na Suíça e aos dez anos de idade foi morar na Itália. Antes de vir ao Brasil atuou na Bolívia, onde construiu um grande hospital. No ano de 1987, a pedido do então Arcebispo Dom Miguel Câmara, se instalou em Teresina, com a missão de cuidar dos hansenianos, onde em pouco tempo passou a dedicar-se também a uma vasta periferia na zona sul da capital.

O missionário era admirado e respeitado por todos que com ele conviviam e teve uma vida marcada pelo acolhimento e amor aos pobres do mundo. Além do Centro para tratamento de pessoas com hanseníase (Centro Maria Imaculada, localizado na zona Norte da cidade),  construiu um complexo de escolas e assistência social, com sede na Vila da Paz  (Zona Sul), e comunidades terapêuticas no Maranhão e Piauí.  Faleceu em outubro de 2009, aos 82 anos, sendo ainda pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz.

Sua grande dedicação e testemunhos de graças após sua morte motivaram o início de um processo para o reconhecimento eclesial da sua santidade.

"Agora o vaticano vai seguir o processo apostólico, que não tem prazos concretos para ser concluído. O próximo passo será para beatificação, quando o papa reconhece a autenticidade dos milagres. Nesse caso, ele já é reconhecido como um santo, contudo, o culto fica restrito a sua diocese, região e país. Depois, em outro processo de análise e milagre reconhecido, a igreja realiza a canonização e o culto passa ser reconhecido por todo o mundo”, explica Dom Jacinto.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: