Geral

IBGE realiza pesquisa de qualidade do Censo Demográfico 2022

O Assistente da Coordenação da PPE, Vinícius Freitas, informa que a PPE é uma pesquisa feita por amostragem, pois do total de 7.122 setores censitários existentes no Piauí

Da redação

Sexta - 25/11/2022 às 10:33



Foto: Divulgação Censo
Censo

  Ao mesmo tempo em que a coleta do Censo Demográfico 2022 está sendo feita, o IBGE lança em campo a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), que é um trabalho independente da operação censitária e realizado desde o Censo de 1970. A PPE tem como principal finalidade avaliar a qualidade metodológica da operação censitária, com o propósito de orientar a utilização de seus resultados e fornecer subsídios para a melhoria dos Censos futuros.

O Assistente da Coordenação da PPE, Vinícius Freitas, informa que a PPE é uma pesquisa feita por amostragem, pois do total de 7.122 setores censitários existentes no Piauí, apenas 96 deles serão selecionados para participar da pesquisa. Dessa forma, assim que um setor censitário selecionado tiver a coleta de campo e a sua supervisão encerradas, a PPE tem início e os técnicos do IBGE passam novamente em alguns domicílios que já haviam prestado informações para o Censo Demográfico. Até o momento, no Piauí, já foram iniciados os trabalhos de visita aos domicílios em 70% dos setores censitários da PPE, com uma expectativa de encerramento dessa etapa até o final de dezembro.

Da mesma forma que na coleta do Censo Demográfico, o técnico do IBGE que realiza a PPE pode ser identificado com um colete e boné do Censo do IBGE. O questionário é respondido em um pequeno dispositivo móvel de coleta. A entrevista poderá ser presencial ou respondida por telefone, podendo ser agendado, inclusive, dia e horário.

 Importante salientar que, após a visita do técnico do IBGE ao domicílio, poderá haver uma segunda visita, desta feita com o intuito de supervisionar a coleta dos dados obtidos inicialmente. Dentro da rotina da pesquisa, apenas um pequeno número de domicílios são selecionados aleatoriamente para esse trabalho de supervisão.

Veja também:

Como consultar débitos de veículos sem sair de casa?

Prazo para pedir reaplicação do Enem termina nesta sexta

Teresina terá voo direto para Belém e conexão mais rápida para os EUA

Fonte: IBGE

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: