PESQUISA

IBGE avalia qualidade e cobertura do Censo em pesquisa paralela

Em todo o país, 4.795 setores censitários serão selecionados para participarem da PPE, o que representa cerca de 1,5% dos setores do Censo.


População

População Foto: Divulgação

Após serem recenseados, uma parte dos domicílios serão novamente visitados por um servidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso porque algumas residências fazem parte da amostra da Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE). A PPE é um levantamento realizado paralelamente ao Censo Demográfico e tem por função avaliar a qualidade e a cobertura da operação censitária.

Em todo o país, 4.795 setores censitários serão selecionados para participarem da PPE, o que representa cerca de 1,5% dos setores do Censo. O trabalho de coleta da PPE inicia após tais setores serem completamente coletados e supervisionados pela equipe do Censo Demográfico. Setor censitário é uma unidade territorial usada pelo IBGE para coleta de dados das pesquisas.

Por meio da PPE, o IBGE consegue verificar eventuais inconsistências que podem ocorrer durante a operação censitária. Considerando a experiência internacional, as falhas nos censos demográficos podem ser classificadas em dois tipos: de cobertura ou de conteúdo. Quanto à cobertura, podem ocorrer erros na quantidade de pessoas ou domicílios recenseados, sejam por inclusões indevidas ou por omissões. Já o erro de conteúdo está relacionado à qualidade da informação efetivamente coletada.

Durante a realização do Censo Demográfico, os dados coletados são supervisionados em tempo real por equipes do IBGE. A PPE irá identificar eventuais imprecisões que tenham permanecido mesmo após finalizadas as etapas de supervisão.

A PPE não corrige os dados do Censo Demográfico, apenas mostra onde eles ocorrem. No entanto, isso possibilita que a população tenha elementos para melhor interpretação e utilização dos dados do recenseamento. Além disso, as informações da PPE contribuem para identificar áreas que requerem melhor atenção em operações futuras e, ainda, fornecem subsídios para elaboração das estimativas e projeções populacionais.

O preenchimento do questionário da PPE pode ser feito presencialmente ou por telefone. As informações obtidas nas duas pesquisas – Censo e PPE – são confrontadas por meio de técnicas de pareamento e reconciliação de campo. Pesquisas como a PPE, que têm como propósito avaliar o Censo, são realizadas pelo IBGE desde 1970.

A partir de 1º de agosto, os recenseadores do IBGE saem a campo para visitar todos os 900 mil domicílios nos 224 municípios do Piauí. Mais de 3 mil pessoas compõem a força de trabalho diretamente envolvida com a operação no estado.

Veja também:

Piauí tem o menor crescimento populacional do país

Ganhar na Mega-Sena: Entenda as probabilidades de vencer o prêmio

Diretor da Caixa encontrado morto era piauiense e do setor que denunciou Pedro Guimarães

Fonte: Ascom IBGE

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: