
Um vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira (1º) mostra o uso de um drone de última geração para a limpeza da fachada envidraçada do Metropolitan Hotel, localizado no Centro de Teresina. A tecnologia, além de inovadora, chamou a atenção pela eficiência e segurança do procedimento, considerado incomum na rotina de manutenção predial no Piauí.
Um drone para esse tipo de serviço custa entre R$ 90 mil (mais simples) e R$ 120 mil (os mais completos).
O Metropolitan Hotel foi inaugurado em 28 de abril de 2001, é o maior do estado e pertence ao Grupo R Damásio, um dos principais conglomerados empresariais do Norte e Nordeste. A empresa foi fundada pelo empresário Rufino Damásio da Silva, falecido em março de 2023, aos 78 anos. Atualmente, os negócios do grupo são administrados pelos filhos, com liderança do advogado Danillo Damásio.
A utilização do drone faz parte de uma estratégia moderna de manutenção e representa uma alternativa mais segura em comparação aos métodos tradicionais, que envolvem trabalhadores pendurados por cordas ou andaimes. Além de surpreender quem passa pelo local, a cena desperta curiosidade de internautas nas redes sociais.