Geral

GESTÃO

Governo do Piauí mostra importância das PPPs para o desenvolvimento em Santa Catarina

Evento em Florianópolis (SC) promoveu sebate sobre a colaboração entre diferentes setores da gestão de bens e serviços púbicos

Da Redação

Quinta - 18/07/2024 às 11:42



Foto: CCOM/PI Samuel Nascimento (ao centro) falou do caso da MRAE
Samuel Nascimento (ao centro) falou do caso da MRAE

O projeto de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE) foi um dos destaques do 1º Fórum Catarinense das Parcerias Público-Privadas e Desestatizações, realizado na terça (16) e quarta-feira (17), em Florianópolis (SC).

O projeto foi apresentado pelo secretário de Administração do Estado do Piauí, Samuel Nascimento, durante painel promovido no evento para tratar sobre os processos de parcerias público-privadas, as chamadas (PPPs) em implantação no Brasil inteiro. O Piauí é um exemplo nesse processo.

O fórum reúniu representantes de empresas, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil para debater sobre a colaboração entre diferentes setores da gestão de bens e serviços púbicos.

No evento foram discutidos temas focados na gestão e controle, nos órgãos de fomento, fundos de investimento privados e agências reguladoras. Na oportunidade foram mostrados exemplos algus casos de sucesso. O do Piauí foi um deles.

O secretário Samuel Nascimento foi um dos convidados a mostrar o caso do Piauí em um dos painéis realizado no evento. Durante sua apresentação, falou da importância das parcerias público-privadas para alavancar o desenvolvimento econômico e social do Piauí.

Samuel destacou o caso da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), uma autarquia intergovernamental, criada por lei em fevereiro de 2022, no final do Governo Wellington Dias. Essa autarquia será gerida pelo governo do estado, que tem 40% dos votos, e pelos municípios, que terão 60% dos votos.

"Eventos como esse são importantes para o diálogo e troca de experiências. Aqui pude apresentar o nosso projeto de concessão da MRAE, que está com edital aberto. É fundamental que possamos debater e promover o diálogo entre o setor público e privado, buscando sempre o desenvolvimento e a melhoria dos serviços prestados à população", disse o secretário Samuel Nascimento.

O 1º Fórum Catarinense das Parcerias Público-Privadas e Desestatizações foi organizado pela Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC) e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). A superintendente de Parcerias e Concessões da Sead, Monique Menezes, também participou do evento.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: