Geral

MEIO AMBIENTE

Governo do Piauí amplia área de proteção ambiental em Paulistana

O objetivo da ampliação da APA de Ingazeiras é preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado e proteger a fauna e a flora

Da Redação

Terça - 26/11/2024 às 11:42



Foto: CCOM-PI Área de proteção ambiental em Paulistana
Área de proteção ambiental em Paulistana

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Ingazeiras, no município de Paulistana, teve sua área ampliada por meio de um decreto assinado pelo governador Rafael Fonteles. A ampliação foi discutida com a população, por meio de uma consulta pública realizada no mês passado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O objetivo da ampliação, segundo o decreto, é preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado, proteger a fauna e a flora e proibir práticas que possam comprometer a função ecológica da área. Para essa ampliação, o governo levou em consideração um relatório técnico produzido pela Diretoria do Centro de Geotecnologias Ambientais e Gestão Ambiental (CGEO) da Semarh.

Com essa ampliação, a APA de Ingazeiras, criada em janeiro de 1999, tem sua área de proteção expandida. A Semarh intensificará a fiscalização de atividades como esportes, cultura, ciência e turismo ecológico, além das atividades econômicas, para garantir que sejam compatíveis com a conservação ambiental.

A APA de Ingazeiras faz parte das 14 unidades estaduais de conservação (UCs) geridas pelo Governo do Estado por meio da Semarh. As UCs são áreas protegidas com gestão pública, criadas para preservar a biodiversidade e os recursos naturais. O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, destacou que essa ampliação é mais um compromisso de gestão do Governo do Piauí, reforçando a proteção da biodiversidade do estado.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: