Geral

Investimento de R$ 1,6 bilhões na Educação do Piauí vai gerar 2.500 vagas de emprego

As obras serão realizadas com os recursos provenientes do Fundef e vai gerar renda para muitas famílias no Piauí

Alinny Maria

Quarta - 08/07/2020 às 12:33



Foto: Piauí Hoje Governador Wellington Dias e o secretário de Educação Ellen Gera
Governador Wellington Dias e o secretário de Educação Ellen Gera

O governador Wellington Dias (PT-PI) e o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, realizam uma solenidade que é transmitida ao vivo nas redes sociais oficiais do Governo do Estado nesta quarta-feira (08/07), em que anunciam as obras do Plano Educar Piauí com aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). 

O investimento na Educação será de R$ 1,6 bilhões e vai gerar em torno de 2.500 vagas de emprego. O plano prevê investimentos em eixos voltados para qualificação profissional, tecnologia e infraestrutura. O secretário Ellen Gera explicou os objetivos estratégicos do Educar Piauí.

O primeiro deles é evitar o grau de proficiência dos alunos da rede pública em todos os níveis de Ensino, com prioridade no Ensino Médio. Em seguida, corrigir o fluxo educacional e garantir educação na idade certa, reduzindo os índices de distorção idade-série, de evasão e de abandono em todos os níveis educacionais.

O terceiro objetivo é ampliar a oferta de vagas na educação profissional, priorizando as potencialidades econômicas dos territórios de desenvolvimento sustentável e dos Arranjos Produtivos Locais do estado. Em quarto lugar, está a redução da incidência do analfabetismo na população piauiense e ampliar o atendimento educacional de jovens e adultos, assegurando a permanência e o sucesso do aluno.

"Por uma decisão do Supremo, esse recurso não pode ser aplicado em despesa permanente, ou seja, na parte salarial. Estamos vivendo um período difícil por conta da pandemia, mas quero ter esse compromisso de quando terminar esta fase de impedimento legal, quero retomar a recuperação salarial. Compreendo isso como algo importante e quero tratar disso com muito carinho, não só na educação, como também nas demais áreas. No Piauí, a gente paga o piso do professor acima do piso nacional porque se trata de um programa de valorização do magistério", disse o governador.

 O governador disse ainda que cada município piauiense terá um olhar especial e que a meta é uma escola de tempo integral em cada município. "As escolas terão tudo que uma escola boa precisa. Precisa de laboratório de ciência, de física, de química, informática, biblioteca, carga de energia, gerador, ar-condicionado, enfim. Ter ali condições de uma quadra de esporte e aulas de língua estrangeiras. Tudo isso essas escolas vão ter conforme a necessidade de cada município", garante Wellington Dias.

"Os investimentos serão aplicados na infraestrutura das nossas escolas, equipamentos e na tecnologia, que inclusive o Piauí já tem sido destaque nacional no uso da tecnologia na Educação", disse o secretário.

Acompanhe:


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: