Geral

Covid-19: Wellington Dias anuncia medidas restritivas para quatro dias no Piauí

Na oportunidade, o governador também falou sobre a retomada das atividades econômicas

Alinny Maria

Terça - 30/06/2020 às 12:44



Foto: Piauí Hoje Governador fala sobre retomada das atividades no dia 06 de julho
Governador fala sobre retomada das atividades no dia 06 de julho

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Wellington Dias anuncia novas medidas restritivas para combater o coronavírus no Piauí. As medidas começam a valer na quinta-feira (02) e seguem até o domingo (05). Entre as medidas adotas, está proibida a abertura de supermercados  e postos de combustíveis no sábado e domingo, 04 e 05 de julho.

Enquanto anteriormente, as restrições mais rígidas eram aplicadas às sextas, sábados e domingos, nesta semana iniciará na quinta-feira, ou seja, o que valia somente para a sexta-feira, agora também vale para quinta, e o que antes valia apenas para o domingo, agora vale para sábado e domingo, de acordo com o novo decreto estadual.

Isso significa que na quinta-feira e sexta-feira irá funcionar os serviços considerados essenciais, como supermercados, farmácias, drogarias, padarias, serviços de saúde e de delivery, e postos de combustível. Também será ponto facultativo nos órgãos públicos.

Já no sábado e domingo funcionará apenas farmácias e drogarias, delivery exclusivamente para alimentação; borracharias, postos de combustíveis e pontos de alimentação localizados em rodovias; atividades agrícolas e agroindustriais; e estabelecimentos que funcionem operando forno.

"Somente áreas essenciais à vida como saúde, segurança, farmácias, postos de combustíveis localizados em BRs, abastecimento de águas, energia e comunicação vão funcionar no final de semana", disse o governador.

 Na oportunidade, o governador também fala sobre a retomada das atividades econômicas na próxima segunda-feira (06). "Dia 06 de julho vamos manter as regras de isolamento, exceto para os setores que já havíamos permitido o funcionamento, seguindo a regra do protocolo. É necessário que esses setores sigam o protocolo, têm algumas providências a serem tomadas antes do funcionamento. Os setores grandes são liberados com restrições", explica o governador.

Inicialmente, deve ser liberado para funcionar o setor da construção civil, cumprindo os protocolos estabelecidos no Pacto Para Retomada Organizada – o Pro Piauí, seguindo um cronograma de quatro etapas.

Dias ressaltou o rigor na fiscalização para que o processo seja organizado. “O que queremos é evitar a saída desorganizada, por isso adotamos novamente medidas de redução das atividades em funcionamento iniciando na quinta-feira e finalizando no domingo. Queremos alcançar um bom índice de isolamento nesse período e terá fiscalização do cumprimento desse regramento”, disse.

A restrição maior, de quatro dias, visa quebrar a cadeia de transmissão do vírus. “Se temos pessoas com coronavírus em fase de transmissibilidade, em um período de transmissão de seis ou sete dias, conseguiremos cortar quatro deles. Reduzimos a quantidade de pessoas com coronavírus, com chance de reduzir a ocupação de leitos, buscando condições de ter mais gente saindo de alta hospitalar do que entrando”, avaliou Dias.

Confira:


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: