Geral

ESTELIONATO DIGITAL

Golpes pela internet disparam e ultrapassam roubos tradicionais

A criminalidade digital rompe fronteiras físicas e desafia os modelos tradicionais de investigação

Da Redação

Segunda - 28/07/2025 às 13:34



Foto: MPPI Golpes virtuais tiveram alta de 17% enquanto que os roubos tradicionais caíram 15,2%
Golpes virtuais tiveram alta de 17% enquanto que os roubos tradicionais caíram 15,2%

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) acende um alerta sobre a mudança no perfil da criminalidade no Brasil: os crimes de estelionato, especialmente os praticados por meios eletrônicos, vêm crescendo de forma acelerada. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 mostram que, em 2024, os casos de estelionato aumentaram 7,8% em relação ao ano anterior, totalizando 2.166.552 ocorrências em todo o país. Os golpes virtuais tiveram alta ainda maior, com um salto de 17% no período. Em contrapartida, os roubos caíram 15,2%.

Diante desse cenário, o MPPI reforça a necessidade de adaptação das instituições de segurança pública e justiça ao novo tipo de crime, que não se limita por barreiras geográficas. A criminalidade digital rompe fronteiras físicas e desafia os modelos tradicionais de investigação. 

"É fundamental fortalecer a atuação investigativa com inteligência, articulação interinstitucional e investimentos em tecnologia”, afirma a promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep/MPPI).

A promotora também ressalta que o combate aos estelionatos exige reforço nas polícias judiciárias e nas perícias técnicas.  “Investir nessas áreas é essencial para dar mais agilidade e eficácia à apuração dos crimes e contribuir para a redução da impunidade”, avalia

A promotora lembra ainda que a Lei nº 13.964/2019 passou a exigir representação da vítima para a instauração da maioria dos casos de estelionato, o que reforça a importância de estratégias integradas para estimular o registro de ocorrências e a formalização de denúncias.

Com o objetivo de qualificar o enfrentamento aos golpes virtuais, o MPPI desenvolve o projeto Alerta Digital, uma iniciativa do Procon/MPPI em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-PI) e o próprio Gacep. O projeto atua no monitoramento de fraudes digitais, na emissão de alertas preventivos à população e no apoio institucional a ações contra crimes eletrônicos.

“A transformação digital trouxe muitos avanços para a sociedade, mas também novos desafios. Com o Alerta Digital, o MPPI reafirma seu compromisso com a proteção da população e com o fortalecimento de respostas modernas, eficientes e articuladas, frente à criminalidade contemporânea”, conclui a promotora.

Fonte: MPPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: