Geral

Formatos de moradia para o novo perfil do público 50+

Formatos de moradia para o novo perfil do público 50+ Imóveis práticos, econômicos, adaptáveis e modernos são o foco dos maduros

Da redação

Segunda - 10/05/2021 às 18:33



Foto: Divulgação Bete Marin
Bete Marin

A população mundial passa por um processo envelhecimento, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Este fato se confirma devido ao aumento da expectativa de vida e à queda dos níveis de fertilidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população com idade superior a 60 anos representará um quinto da população mundial.

Uma parcela da sociedade que cresce rapidamente, o público 50+ é um importante consumidor que deve estudado e atendido pelo mercado imobiliário.

Segundo a Harvard Business Review, a economia prateada (conjunto de produtos e serviços que atendem a estas pessoas), deve movimentar no ano 15 trilhões de dólares no mundo e no Brasil, a previsão é de movimentar 1,8 trilhão de reais em 2020.

Prouni: começa entrega de documentos para bolsas remanescentes

Seduc vai instalar salas educacionais no Hospital Infantil

Piauí é o estado com a maior taxa de mulheres que sofreram violência física

As necessidades e o comportamento dos maduros mudaram. Hoje, eles são ativos: trabalham, praticam atividades físicas, estudam e participam da vida agitada da cidade. Na hora da escolha do imóvel ou de decisões sobre como vão investir o seu dinheiro, não é diferente. 

Nos EUA, os 55+ são responsáveis por U$ 90 bilhões em reformas da casa, representando 47% do consumo neste setor, segundo a Agewave.

Aqui no Brasil, segundo dados da pesquisa Tsunami60+ do Hype50+, 4 a cada 10 brasileiros dizem que faltam produtos e serviços para sua idade. E as soluções para adaptação e acessibilidade da casa está entre as principais categorias com citação, entre 28% dos entrevistados.

"Uma das principais preocupações relacionadas ao processo de envelhecimento é a perda da independência física e financeira. Devemos pensar em ambientes seguros, confortáveis, práticos, com acessibilidade que facilitem o estilo de vida dos atuais 50+, considerando, claro, a diversidade deste público, que pode variar de acordo com faixa etária, nível de dependência e capacidade física, estilo de vida e renda, o que nos permite criar soluções para diferentes necessidades." comenta a especialista em mercado prateado, Bete Marin. 

Novos formatos de moradia para os 60+

. Moradias modernas, intergeracionais, com design inclusivo e tecnologia que assegura conexão, comunicação e segurança. Ambientes inteligentes proporcionando conforto, facilidades e localizadas em regiões de fácil acesso ao comércio e serviços, para garantir o estilo de vida ativo e participativo, desejado pelos novos maduros.

• ILPI : Instituições de Longa Permanência para Idosos

Também chamadas popularmente de casas de repouso, são espaços onde os idosos moram, com dormitório individual ou compartilhado. Algumas instituições oferecem serviços completo de acompanhamento da saúde, bem como bem-estar como: atividades físicas e de entretenimento.

• Centros Dia

São espaços com atividades e cuidados diurnos, onde os mais velhos passam um período do seu dia. Não é permitido passar a noite, portanto não oferecem estrutura de dormitório. 

• Coliving ou Cohousing

Diferentes modalidades de moradia compartilhada se tornam uma opção viável e desejada pelos prateados, que se divertem com a ideia de morar com amigos na maturidade ou se relacionando com diferentes gerações

Sobre a Bete Marin

Bete Marin é empreendedora em série no mercado prateado, especialista em marketing e gerontologia.

Cofundadora da empresa de Marketing Hype50+, MV Máquina de Vendas Marketing e da plataforma Empreendedoras Maduras.

Idealizadora do Blog Colaborativo Amo Minha Idade e do movimento Beleza Pura Mulheres Maduras. 

Graduada em Marketing, pós-graduada em Gerontologia pelo Instituto Albert Einstein, em Comunicação pela ESPM e MBA em Marketing pela FGV.

https://www.linkedin.com/in/betemarin/

@betemarin

@hype50mais

@amominhaidade

@empreendedorasmaduras

@belezapura@hype

Sobre a MV Marketing 

Uma agência digital disruptiva na economia prateada que iniciou sua operação em 2020, após dois anos como Spin-off do Hype50+, sob o comando de Bete Marin e de Camilla Alves, duas mulheres que têm em comum a paixão pela tecnologia, guiada por dados, foco em resultado e comprometimento com a comunicação inclusiva. Esta é a MV Marketing, especializada e pioneira no mercado prateado. Ao acreditar na inclusão e na diversidade como peças fundamentais para uma sociedade justa e equilibrada, tem como seu propósito dar visibilidade aos consumidores maduros que se sentem excluídos das estratégias de marketing e, dessa forma, entregar resultados para os clientes. https://mvmarketing.com.br/  

Fonte: Hype50+ | MV Marketing

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: