Geral

SOFRIMENTO

Outro filho da médica que morreu de dengue é transferido para hospital de São Paulo

O Piauí Hoje.Com apurou que o adolescente de 13 anos foi transferido para São Paulo apenas por precaução. Ele sente náuseas e febre

Da Redação

Terça - 21/05/2024 às 16:01



Foto: Reprodução/Redes sociais Médica Laysa Geovanna (à esquerda), Gabriel (no meio) e Rafael (à direita)
Médica Laysa Geovanna (à esquerda), Gabriel (no meio) e Rafael (à direita)

O filho mais velho da médica Laysa Lira, Gabriel Lira Matias, de 13 anos, foi encaminhado a um hospital de São Paulo na tarde desta terça-feira (21). Ele estava internado no Hospital Unimed Primavera, em Teresina, foi transferido para São Paulo por precaução. O portal Piauí Hoje.Com apurou que o estado de saúde dele não é grave.

Gabriel estava internado no Unimed Teresina e teve uma piora no quadro. Apesar disso, os exames dele não apresentaram doença graves. Ele apresentava sintomas de náuseas e febre, sem agravamento da situação. Pessoas próximas à família informaram ao Piauí Hoje.Com que a transferência ocorre de forma preventiva e que foi uma recomendação da própria equipe da Unimed.

Há cerca de 15 dias, mãe de Gabriel, a médica pediatra Laysa Geovanna Lira, de 47 anos, foi internada em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed Primavera, na zona Norte de Teresina. Ela foi diagnosticada com dengue hemorrágica e morreu na manhã de segunda-feira (20).

Há duas semanas, no dia 7 de maio, o irmão mais novo de Gabriel, Rafael Lira Matias, de 5 anos também morreu em decorrência da doença.

Dengue hemorrágica

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa que na forma mais grave pode levar o paciente à morte.

De forma geral, a forma hemorrágica ocorre mais frequentemente, embora não necessariamente, quando o indivíduo tem uma segunda infecção provocada por outro subtipo do vírus.

Precaução

A melhor forma de prevenção é não contrair a dengue. Para isso, a recomendação é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti não deixando água parada em locais que podem se tornar criadouros como vasos, piscinas e garrafas.

A vacina também oferece proteção contra o vírus. Além do uso de repelentes.

Vacina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai abrir, a partir de 10h desta terça-feira (20), novas vagas de agendamento para a vacinação contra a dengue em Teresina. As vacinas são destinadas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Para agendar, basta acessar o site.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: