Geral

AGRICULTURA FAMILIAR

Feira Estadual da Agricultura Familiar homenageará Nêgo Bispo e Maria Sueli

O evento está previsto para acontecer nos dias 21, 22 e 23 de novembro, no Parque Potycabana

Dhara Leandro

Segunda - 28/10/2024 às 08:23



Foto: Reprodução Nêgo Bispo e Maria Sueli Rodrigues
Nêgo Bispo e Maria Sueli Rodrigues

O Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (SAF), está planejando uma grande feira com a participação de agricultores de todo o estado, prevista para acontecer nos dias 21, 22 e 23 de novembro, no Parque Potycabana, na zona Leste de Teresina. A informação foi adiantada ao portal Piauí Hoje.Com durante entrevista com a secretária Rejane Tavares.

De acordo com a gestora, a feira vai homenagear o filósofo e ativista piauiense Nêgo Bispo e a professora e pesquisadora Maria Sueli Rodrigues, que sempre foram grandes defensores da agricultura familiar.

"Vamos ter 120 expositores, agricultores vindo de todo o Estado para expor sua produção nessa feira de três dias aqui, onde nós vamos discutir temas como agroecologia, mudanças climáticas e produção de mudas crioulas, vamos discutir serviços de assistência técnica, agricultura regenerativa, envolvimento da juventude, envolvimento das mulheres. Teremos vários espaços temáticos. Vai ser uma feira linda", disse.

Além da exposição dos agricultores, o evento terá apresentações musicais, palestrantes de fora, e expressões de bumba meu boi e tambor de crioula.

A programação completa ainda não foi confirmada pela SAF, mas deve ser divulgada em breve.

A secretária participou de uma conversa muito importante no podcast do portal Piauí Hoje.Com, falando sobre a importância da agricultura familiar no estado e sobre os investimentos que estão sendo feitos nessa área. Confira a entrevista na íntegra:

Quem é Rejane Tavares

Rejane Tavares da Silva é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Administração e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e especialização em Planejamento Estratégico e Participativo pelo PNUD e GIZ.

Trabalhou em agências de cooperação internacional como PNUD, IICA, OEA e GIZ, onde coordenou trabalhos como o Plano de Ações Integradas para o Desenvolvimento da Bacia do rio Parnaíba (Planap); o Programa Regional de Desenvolvimento Local Sustentável – Programa Nordeste Sustentável; gerenciou o Programa de Parcerias com o Setor Empresarial, da cooperação Brasil/Alemanha.

Na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), atuou como superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial, coordenando a elaboração do Projeto Plurianual (PPA), na reformulação da estratégia de planejamento, monitoramento e avaliação do Estado e também esteve como secretária da Seplan até dezembro de 2022 quando deixou o Planejamento para assumir a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: