Uma falha de comunicação em um dos servidores da AWS (Amazon Web Service) foi o motivo de quase três horas de instabilidade no Pix e em aplicativos de diversos bancos no final da manhã de hoje. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa em nota encaminhada ao UOL. O Banco Central ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.
Reclamações começaram a ser registradas a partir das 11h. Segundo o DownDetector, site que acompanha falhas em serviços on-line, mais de 10 mil reclamações foram registradas envolvendo instituições como Nubank, Itaú, Santander, Banco Inter, Banco do Brasil e Bradesco. Os relatos apontaram problemas de login, lentidão e indisponibilidade dos aplicativos.
Instabilidade foi causada por falha em um dos servidores da AWS que ficam em São Paulo
AWS registrou falha entre 11h36 e 12h09. Segundo nota encaminhada à reportagem, o problema aconteceu após falhas na conectividade de rede de duas Zonas de Disponibilidade, Data centers que ficam instalados em locais geográficos diferentes, justamente para evitar erros. A empresa explica que mantém ao menos três Zonas de Disponibilidade diferentes em cada região que opera. Os servidores da AWS no Brasil ficam em São Paulo.
Problema foi solucionado no começo da tarde. O pico de reclamações no site caiu no período entre 13h00 e 14h30, ainda com alguns registros pontuais. Nesse período, a equipe de reportagem do UOL conseguiu fazer transações no Itaú, Nubank e Inter sem dificuldades. Após 15h, a quantidade de reclamações voltou a quase zero. A maioria dos bancos se pronunciou relatando normalidade nos seus sistemas.
Fonte: UOL
Mais conteúdo sobre:
#falha de comunicação #servidores #AWS (Amazon Web Service) #instabilidade #Pix #aplicativos #bancos