
O Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP) divulgou, nesta terça-feira (4), um marco na emissão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) referente ao mês de maio. Um recorde de 65 mil CINs foi emitido em todo o estado, representando um notável aumento em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando 37 mil carteiras foram emitidas, indicando um crescimento expressivo de 74% no número de emissões.
Marcelo Mascarenha, diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, ressaltou a expansão dos serviços oferecidos pela instituição. Com aproximadamente 73 postos de atendimento em operação em todo o estado e em constante expansão, Mascarenha enfatizou a inauguração de novos postos tanto no interior do Piauí quanto na capital Teresina. Ele destacou que essa expansão visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços, colocando o Piauí em destaque nacional e aproximando-se da meta de ter 20% da população piauiense com a Carteira de Identidade Nacional em breve, o que representa um em cada cinco piauienses com seu documento digital.
Além do aumento expressivo no número de emissões, o estado implementou nove novos postos de atendimento, ampliando ainda mais a rede de serviços para a população. As ações sociais realizadas ao longo do mês também contribuíram para a emissão de cerca de 2.500 carteiras.
Com a inauguração de novos postos em São João do Piauí, Cajueiro da Praia, Conceição do Canindé, Domingos Mourão, Capitão Gervásio, Queimada Nova, Uruçuí, Riacho Frio e Guadalupe, o Instituto de Identificação agora está presente em 64 municípios.
Vale ressaltar que a primeira via da Carteira de Identidade Nacional é emitida gratuitamente no Piauí. Para solicitar a CIN, é necessário apresentar CPF, certidão de nascimento e/ou casamento atualizadas com selo de verificação e número de matrícula, além de um comprovante de residência.
Fonte: Governo do Piauí