DIREITO

Estudante de Pimenteiras com deficiência visual é aprovada em 1º lugar na UFPI

Maria Gabriela é a primeira pessoa da família a conseguir entrar no curso de Direito na UFPI


Maria Gabriela foi aprovada para Direito na UFPI

Maria Gabriela foi aprovada para Direito na UFPI Foto:

“Eu sou a primeira pessoa da família a conseguir entrar no Curso de Direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e foi graças à escola pública da zona rural que eu pude realizar essa conquista, porque se não houvesse escola, aqui o caminho seria muito mais difícil”. Essa é a fala da estudante Maria Gabriela, 18 anos, egressa do CEEP Antônio Gentil Dantas Sobrinho, anexo Tapera, no Município de Pimenteiras, que teve nota 940 na redação do Enem, o que lhe garantiu o 1º lugar na cota de candidatos com deficiência para a tão sonhada vaga no Curso de Direito UFPI.

“Eu e minha família estamos muito contentes com essa conquista. Desde que recebi a nota do Enem eu estava muito ansiosa com o resultado do Sisu”, comentou a estudante Maria Gabriela.

Ela mora no Povoado Baixio, a 37 km de Pimenteiras, distante 260 km de Teresina. A estudante, que tem deficiência visual, prova que a educação é um meio de inclusão e afirma que “agora é enfrentar os novos desafios que virão com muita alegria e determinação”.

O sonho de conquistar uma vaga na universidade se concretizou na manhã desta sexta-feira (16), e estudantes comemoram aprovações para o Curso de Medicina e Direito. Jovens do interior e da capital superaram o momento de pandemia e comemoram as boas colocações em cursos muito concorridos.

Além da Gabriela, a boa notícia da aprovação veio para os estudantes Luiza Carla Brito Rodrigues, do Ceti João Henrique (bairro Morada Nova – Teresina), e para o Ícaro Emanoel, do Ceti Desembargador Pedro Sá (Oeiras), no Curso de Medicina.

 

 

A conquista é o resultado do esforço dos alunos, somado às ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para ofertar ensino de qualidade aos estudantes.

A preparação dos estudantes foi rodeada de muito planejamento e foco. Com o auxílio de ferramentas, ações e aulas on-line ofertadas pelas escolas, Gerências Regionais e Seduc, os estudantes conseguiram superar todos os desafios impostos pela pandemia para alcançar a conquista.

Mais aprovações em Medicina:

Ester Vasconcelos – Medicina na UFPI (Teresina) – Tanque do Piauí
Jarnele Maria de Carvalho –  Medicina UFPI (Parnaíba) – Joaquim Pires
Bruno Passo –  Medicina na UFPI (Teresina) – Ceti Augustinho Brandão
João Henrique  – 2 lugar Medicina UFPI – Ceti Rocha Neto

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: