
Um jovem de 20 anos, identificado como Francisco Kayke Rodrigues, desapareceu após se afogar enquanto tomava banho na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, no litoral do Piauí, neste domingo (30).
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 16h e realizou buscas até às 18h, quando o horário limite para o socorro foi atingido, mas o jovem ainda não foi encontrado. As buscas serão retomadas nesta segunda-feira (31) às 7h30.
kaíque
O jovem, natural de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, morava no Piauí com os amigos de 19 e 26 anos, com quem estava na praia. Os três são estudantes do curso de Turismo na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), tenente Melo Santos, os três amigos estavam no mar quando um deles foi puxado pela correnteza. Tentativas de resgatar a vítima falharam e um dos jovens saiu da água, sem conseguir salvar o amigo.
As mortes por afogamento na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, são recorrentes, devido à combinação de mar agitado e a presença de pedras no local de banho. Segundo o Corpo de Bombeiros, muitos incidentes acontecem quando banhistas batem a cabeça nas pedras, o que pode levar à perda de consciência e, consequentemente, ao afogamento.
A situação é ainda mais grave quando turistas não familiarizados com o local ou pessoas em estado de embriaguez entram no mar, ignorando os perigos da área.
O bombeiro responsável pelas operações de resgate na região fez um alerta importante sobre os cuidados necessários ao frequentar a praia. “O mar é agitado na área. Tem muita pedra no local de banho. Muitas pessoas batem a cabeça e morrem afogadas. É comum que pessoas que não conhecem o lugar ou que estão embriagadas entrem na área de risco, o que aumenta as chances de acidente", afirmou.
A recomendação dos bombeiros é que os banhistas evitem entrar no mar em locais desconhecidos e que sempre busquem informações sobre a segurança da área antes de se banharem.
A equipe do Corpo de Bombeiros já se encontra na Praia Pedra do Sal para continuar as buscas. Foto: Corpo de Bombeiros