Geral

SAÚDE

Especialista dá 4 dicas para aliviar dores de cabeça, nas costas e musculares

Essas dores têm relação com a postura inadequada e estresse do dia a dia

Da Redação

Quinta - 27/06/2019 às 13:24



Foto: Jornal Edição do Brasil Dor de Cabeça
Dor de Cabeça

Dores de cabeça e musculares afetam, respectivamente, 80% e 54% dos brasileiros. Essas dores têm em comum, além do tratamento, alguns vetores que surgem por conta da postura inadequada, contração muscular e estresse do dia a dia. A médica especialista em dor, Dra. Denise Katz (CRM 63548-SP), listou quatro passos para aliviar os sintomas. Confira:

Ajuste de postura para evitar dores tensionais, nas costas e de cabeça

Pessoas que trabalham sentadas em frente ao computador costumam ter a postura incorreta, o que pode provocar dores e lesões nas costas, além de contratura muscular, causando dores tensionais, que podem ser refletidas na cabeça. Mantenha uma boa postura, mesmo que sentado, para isso é preciso estar sempre com as costas eretas, jogar os ombros para trás e evitar cruzar as pernas.

Faça pausas durante as atividades

O corpo humano não foi feito para permanecer por muito tempo em uma mesma posição.  A falta de movimentação faz com que os músculos doam, por isso, é recomendado fazer pausas nas atividades para alongar, em diversos períodos do dia.


Exercite-se e alivie o estresse

Outra causa da dor tensional, nas costas e cefaleia é o temido estresse. Neste estado, o corpo libera hormônios que aumentam a tensão muscular, mas que podem ser minimizados com a prática de atividade física, que além de fazer bem para a saúde traz sensação de bem-estar com a liberação da endorfina. Aposte em práticas aeróbicas para aliviar o estresse e em exercícios de alongamento como os de equilíbrio e a natação para aliviar as dores nas costas. O ideal é que a prática seja realizada diariamente, por no mínimo 30 minutos e, acompanhado por profissionais de educação física.

 

Alimente-se bem

Cefaleia tensional pode ser desencadeada pela falta de ingestão de líquidos e alimentos. A cenoura, gengibre, couve previnem dor e os peixes, folhas escuras, frutas cítricas, própolis e carnes também são indicados para evitar desconfortos tensionais e musculares.

“Quando estes passos não forem suficientes para prevenir o surgimento das dores e elas começarem a fazer parte da sua rotina pode-se aliviar os sintomas com analgésicos à base de Ibuprofeno, como Alivium Cápsulas Líquidas. Se a dor persistir por mais de 3 dias, não hesite e procure auxílio médico”, alerta a especialista.


Fonte: Ascom/Hypera

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

<