ENEM

Escolas estaduais reforçam preparação final de estudantes para o Enem

Estudantes recebem preparo psicológico para provas do Enem.


Enem

Enem Foto: Divulgação

Revisões de véspera dão a tônica da preparação final dos estudantes da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas começam no próximo domingo, dia 13 de novembro, e as escolas finalizam os preparativos com conhecimento e suporte logístico e psicológico.

Em Santa Cruz do Piauí, os estudantes das escolas estaduais contaram com uma parceria entre as redes privada e pública. Professores do Colégio Machado de Assis, de Picos, fizeram uma grande revisão no auditório do polo da Universidade Aberta do Brasil, para os alunos de Santa Cruz.

 

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Mário Martins, localizado em Picos, promoveu um momento de orientação e motivação para os alunos que irão participar do Enem 2022. A diretora Irai Moura revela que, na ocasião, foram realizadas palestras com as ex-alunas Amanda Matos, estudante de Medicina da UNIVASF, Brenda Rodrigues, estudante de Medicina UFPI, Glória Moura, estudante de Medicina da UFMA, e Lara Maria, estudante de Enfermagem da UFPI.

“As meninas deram dicas de como otimizar o tempo, quais questões priorizar na prova, quais temas o aluno deverá conhecer para se dar bem na produção da redação, leituras importantes na área da filosofia, da Constituição Federal dentre tantos outros. Aconteceu também um momento motivacional muito emocionante! Foi uma experiência maravilhosa!”, revela.

Em Altos, os alunos do CETI Rama Boa tiveram quatro dias de preparação intensa para as provas do Exame. No CETI Hesíchia de Sousa Brito, localizado em Piracuruca, não foi diferente. Os alunos contaram com revisões de Língua Portuguesa e estrangeira (inglês e espanhol), e ciências humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Os professores do Antônio Freitas, em José de Freitas, também reforçaram a aprendizagem dos estudantes.

  

Estudantes recebem preparo psicológico para provas do Enem

A psicóloga da 18ª Gerência Regional de Educação, Lidiane Mendes, observa que ficar ansioso ou nervoso é normal, mas quando esse nervosismo pode vir a atrapalhar o desempenho na hora de realizar uma determinada atividade temos que buscar meios que ajudem a lidar com essa ansiedade. “No caso de adolescentes que estarão realizando a prova do Enem nos próximos dias, oriento que sigam essas dicas que são bem simples, mais que fazem a diferença:

1. Verifique o local da prova com antecedência;

2. Não revise nenhum conteúdo de véspera, porque pode piorar a ansiedade. Ao invés disso, procure descansar e dormir cedo, deixando o documento de identificação com foto, caneta preta e uma roupa leve e confortável já separada;

3. Se você estiver ansioso quando entrar para fazer a prova, faça o seguinte exercício de respiração: sente-se em posição ereta na cadeira, puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda e solte o ar bem devagar. Isso auxilia na normalização dos batimentos cardíacos e ajuda a diminuir a ansiedade;

4. Se na hora da prova tiver o famoso ´branco´, faça uma pausa e vá até o banheiro para lavar o rosto.

Essas dicas podem fazer a diferença, respeite seu limite, leve uma garrafa de água para se hidratar e um lanche, pois a prova pode ser extensa”.

A psicóloga esteve na revisão de véspera, o Corujão da Vitória, repassando essas e outras dicas para os participantes.

Informações gerais sobre o Enem 2022:

Prova -13 de novembro

– 45 questões de linguagens (Língua Portuguesa e estrangeira – inglês ou espanhol);

– 45 questões de ciências humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);

– e redação.

Prova – 20 de novembro

– 45 questões de Matemática;

– e 45 questões de ciências da natureza (Química, Física e Biologia).

Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas no 1º dia: 19h (há tempo extra em casos de atendimento especializado)

Término das provas no 2º dia: 18h30 (há tempo extra em casos de atendimento especializado).

Relembrando: Enem no Salão do Livro do Piauí

No mês de junho deste ano, alunos da rede estadual de Educação se prepararam para o Exame Nacional do Ensino Médio de forma diferente. Com o projeto Imersão do Enem no Salão do Livro do Piauí (Salipi), estudantes tiveram a oportunidade de transcender as paredes da sala de aula e viajar por um mundo de cultura e educação que a literatura proporciona, enquanto preparavam-se para o exame.

Maria Eduarda Oliveira de Macedo é aluna do CETI Rama Boa. A estudante saiu da cidade de Altos para acompanhar a 20ª edição do Salão e revisar conteúdos para o Enem.

“Vim acompanhar os seis dias de imersão do Enem aqui no Salipi. O intuito do projeto é levar mais educação até o pessoal da escola estadual e da escola pública. É um projeto muito bom, até o momento a gente está assistindo as aulas, já entraram dois professores de Física. Durante os próximos dias, teremos mais aulas de outras matérias com mais professores. São grandes revisões dentro do Salipi e vão passar por todas as áreas de ensino”, relatou a estudante à época.

Joana Dark também veio direto de Altos acompanhar o projeto de imersão do Enem no Salipe. “Está sendo uma ótima oportunidade para nós alunos da rede pública. Então, a gente está conseguindo ter aulas de disciplinas com professores preparados. Uma ótima oportunidade de revisar assuntos importantes e complementar os conteúdos. Nós passamos por uma seleção na escola, que nos disponibilizou um ônibus e a gente vai poder vir todos os dias. É uma ótima oportunidade de aprimorar o nosso conhecimento”, revelou.

Veja também:

Enem: saiba tudo sobre os documentos necessários e locais de prova

Enem 2022 mantém medidas de prevenção à covid-19

Evento sobre nova Lei de Licitações acontece no Sesc Cajuína

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: