Geral

FEITO HERÓICO

Em desfile cívico, Rafael Fonteles exalta a luta do povo piauiense pela Independência

Cerca de 10 mil pessoas se apresentaram, segundo a organização, representando mais de 50 instituições

Da Redação

Sábado - 07/09/2024 às 14:02



Foto: Divulgação/CCOM-PI O governador Rafael Fonteles participa do desfile cívico-militar de 7 de Setembro
O governador Rafael Fonteles participa do desfile cívico-militar de 7 de Setembro

O governador Rafael Fonteles participou, neste sábado (7), do desfile de 7 de Setembro, realizado na avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina. Cerca de 10 mil pessoas se apresentaram, segundo a organização, representando mais de 50 instituições, entre polícias, Forças Armadas, escolas e outras. A atividade cívico-militar marca os 202 anos da independência do Brasil.

Rafael destacou o feito heróico do povo piauiense para adesão à independência de Portugal, citando a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior. O chefe do Executivo Estadual ressaltou o esforço do Governo do Estado para conceder autonomia a este mesmo povo.

“O que a gente quer deixar é realmente uma educação que seja a melhor do Brasil, apostando na escola de tempo integral com a educação profissional e técnica e a descentralização do serviço de saúde, melhorando os hospitais do interior, havendo uma integração maior com os municípios”, complementou.

A equoterapia, serviço oferecido pela Polícia Militar do Piauí com uso de equinos, abriu o desfile pouco depois das 8 horas da manhã. Cerca de 1.200 estudantes da rede estadual desfilaram com figurino especial e banda. A Secretaria da Educação (Seduc) incentiva as escolas a valorizarem a importância da Independência.

“É meu segundo ano desfilando, mas todas as vezes que eu desfilei foi uma experiência única. Vou lembrar sempre desse momento”, disse orgulhosa a estudante Maria Clara, do Colégio da Polícia Militar do Piauí.

A segurança do evento contou com mais de 300 homens e mulheres da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Civil, Militar, Exército Brasileiro, além do Corpo de Bombeiros, brigadas de incêndio e policiamento fluvial pelo rio Poti. A PM-PI compôs a organização.

“Nossas tropas estão aqui tanto para desfilar, como para organizar a questão do policiamento no local do evento e no seu entorno, para dar garantia e tranquilidade ao povo que vem para cá”, disse o comandante da PM-PI, Scheivann Lopes.

Francisco Clemente, conhecido como Jair, levou os netos para estimular o sentimento de civismo e patriotismo na nova geração da família. “Vejo aqui uma coisa bem organizada. Um respeito que nós temos pela nossa pátria. Tudo isso simboliza amor pela pátria”, resumiu.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: