Geral

Duas chapas concorrem para reitor e vice-reitor da Uespi; conheça os candidatos

A votação ocorrerá de forma online no dia 30 de novembro

Alinny Maria

Quinta - 25/11/2021 às 14:03



Foto: Montagem/Piauí Hoje Candidatos a reitoria da Uespi
Candidatos a reitoria da Uespi

Duas chapas disputam as eleições para os cargos de reitor e de vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para o quadriênio janeiro/2022 a janeiro/2026. O votação ocorrerá no dia 30 de novembro de 2021. Uma terceira chapa se inscreveu, mas teve a candidatura indeferida pela Comissão Eleitoral Central da Universidade Estadual do Piauí (CEC/UESPI).

A chapa 1 é intitulada de “Uespi Forte e Coerente” e é encabeçada pelo professor Evandro Alberto de Sousa, atual reitor, e tem Jesus Antônio Carvalho como candidato a vice-reitor. A chapa 2 foi intitulada de “Mudar e Reconstruir” e tem Raimundo Dutra de Araújo como candidato a reitor e Patrícia Caldas Meneses Pires Ferreira como candidata à vice-reitora.

De acordo com a CEC, a chapa 3 foi indeferida porque o candidato não atende ao item 3.1 do EDITAL CEC Nº 01, DE 06 DE OUTUBRO DE 2021, no qual "poderão se candidatar aos cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) os docentes do quadro permanente em efetivo exercício na instituição há pelo menos cinco anos, imediatamente anteriores à data da eleição, conforme §1° do art. 57, do Estatuto da UESPI".

O processo eleitoral é realizado de forma eletrônica pela Internet, desde a inscrição de candidatos e publicação de documentos, até o processo de votação e apuração do resultado. Cada eleitor apto a votar receberá em seu e-mail institucional as credenciais de acesso à Cabine de Votação Eletrônica, bem como o endereço (link) para realizar a votação pela Internet.


Perfil dos candidatos

Chapa 1

Evandro Alberto de Sousa

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. É mestre em Serviço Social também pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE e especialista em comunicação educacional pela Universidade Estadual da Paraíba. É graduado em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba. É professor efetivo (Adjunto I - DE). Atualmente exerce o cargo de reitor da Universidade Estadual do Piauí, presidente do Comitê gestor de Tecnologia , informação e comunicação da UESPI; pesquisador e coordenador/executor do projeto de extensão do curso de Jornalismo da UESPI - Universidade Estadual do Piauí (campus de Picos-PI ) Tem experiência docente nos cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas) nas áreas de prática em radiojornalismo, técnica de entrevista e Comunicação Comunitária. Também tem experiência docente no curso serviço social (área de políticas sociais). Pesquisa atualmente fenômenos ligados ao discurso jornalístico sobre violência contra a mulher e a rede de enfrentamento da violência contra a mulher .Coordena o Projeto de Extensão de Formação de Comunicadores Comunitários e Populares do Sertão do Piauí executado na UESPI , campus de Picos.
 Jesus Antônio Carvalho

É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1996), possui residência em cirurgia geral pelo Hospital Santa Maria em Teresina-PI, especialização em Cirurgia Vascular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Cirurgia Cardiovascular pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é cirurgião vascular da equipe do Hospital Getúlio Vargas-Piauí e do Hospital Santa Maria; professor efetivo da Universidade Estadual do Piauí . Membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: aneurisma, stent, endovascular, varizes e transplante de rim.

Chapa 2

Raimundo Dutra de Araújo

Dutra possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação, com Estágio de Pós-graduação em Educação (Doutorado Sanduíche PDSE / CAPES) na Universidade de Aveiro/Portugal. Já foi coordenador do curso de Pedagogia, coordenador de pós-graduação em Docência do Ensino Superior, coordenador geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e pró-reitor de Extensão de Assuntos Estudantis e Comunitários da Uespi.

 Patrícia Caldas Meneses Pires

Patrícia Caldas é professora do curso de Direito desde 2006. Já foi coordenadora do curso em 2011 e de 2016 a 2019, além de diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Possui mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É especialista em Direito Processual pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pela Escola Superior de Advocacia (ESA).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: