
O Direitor dos Povos Originários da SUIRPO-SASC, Cacique Henrique Manoel do Nascimento esteve em Brasília de 13 a 16 de maio/2025 participando de dois importantes eventos para os Povos Indígenas, reunindo representantes dos 26 Estados e o DF, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social-MDS e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar - MDA, Ministério dos Povos Indígenas-MPI, Fundação Nacional dos Povos Indígenas-FUNAI, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA.
O 1° Encontro do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Indígena reuniu 82 pessoas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no campus da Universidade de Brasília (UnB), objetivou fortalecer os avanços na produção da agricultura familiar indígena, destacando o pioneirismo do Piauí em ampliar a produção animal, pesca e a participação das mulheres indígenas que representam cerca de 80% das produtoras do Programa. Sendo entregues 51 toneladas de alimentos para mais de 800 ( oitocentas) famílias indígenas em 2024, podendo superar esta marca em 2025.
"Importante momento onde foram discutidas melhorias e mais investimentos para os povos indígenas em projetos quem vêm dando certo no Estado e mais iniciativas chegando com a construção de cisternas e fomento, beneficiando ainda mais as comunidades indígenas e garantindo a sua dignidade e inclusão social", explica o diretor.
Outro evento importante foi o 1° Encontro de Gestores Nacionais Indígenas, organizado pelo Ministério dos Povos Indígenas-MPI, no período de 15 a 16 maio/2025, no auditório do Ministério do Planejamento em Brasília-DF, onde mais de 60 (sessenta) indígenas estavam presentes de todo o país com o tema "Aldear o Estado" - Um chamado aos representantes dos povos indígenas para colaborarem e construírem coletivamente e de forma respeitosa à natureza, um país mais justo e sustentável.
Neste evento, "houve uma reafirmação no compromisso das políticas públicas e na importância de ter indígenas ocupando espaços nas administrações públicas, o que tem obtido alcançando nosso povo em seus territórios e que precisamos avançar mais", destaca o Cacique.
O momento importante que serviu para a troca de experiências e preparação para os gestores indígenas no Brasil, onde houve várias palestras dos Ministérios sobre a atual forma de administração e tecnologia.
Fonte: Ascom SASC